Em evento reservado à imprensa nesta quinta-feira, 9, o PayPal comemorou cinco anos de atuação no Brasil, apresentou sua mais nova campanha publicitária e anunciou o reposicionamento da marca. Além disso, o encontro realizado em São Paulo serviu para mostrar o “raio X” produzido pela Euromonitor International, da área de inteligência de negócios e análise estratégica, sobre a internet e o serviço de pagamento eletrônico no país.
No estudo encomendado pelo próprio PayPal, a equipe da Euromonitor traz dados atuais em relação ao online brasileiro e faz projeções para os próximos quatro anos. De acordo com a consultoria, por exemplo, a partir da próxima década o Brasil estará “100% conectado à web via smartphone”. Denominado de “Digital Purchase and Internet Retaling Trends”, o levantamento mostra, ainda na parte de como se dará a conectividade dos habitantes no país em 2020, que o mercado de smartphone crescerá 2% ao ano, ultrapassando 70 milhões de unidades.
Destacando o protagonismo do smartphone, a pesquisa aponta que o tablets vão, finalmente, ganhar força como produto alternativo aos notebooks. Os tablets, conforme registra a projeção, vão crescer na média de 4% em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. Na contramão, a venda de notebooks cairá 3% ao decorrer do mesmo período. Também com declínio previsto, os “velhos” telefones celulares (não smartphones) vão ter as vendas despencadas em 49%.
Para a parte de pagamento eletrônico, o principal ponto abordado pelo estudo também tem relação com dispositivos móveis. O resultado final do levantamento ressalta que, em 2020, 10% de tudo o que é comercializado de forma online no Brasil será oriundo de transações efetuadas a partir de smartphones ou tablets. Atualmente, dispositivos móveis são responsáveis por 7% de tal fatia, enquanto em 2007 a representação era de somente 2%.
Mesmo com o crescimento, daqui a quatro anos empresas focadas em prestar serviço de transação financeira online, como o PayPal, ainda terão 90% do mercado a conquistar. A perspectiva de cenário chama a atenção do consultor-chefe da Euromonitor International, João Luiz Paschoal. “O crescente conhecimento e o nível de exigência dos usuários impulsionam os players do mercado a investirem em aspectos cruciais para oferecerem experiências completas”, comenta o executivo, sinalizando que companhias estão investindo na área.
Futuro – ainda mais – mobile
O estudo apresentado pela Euromonitor no evento organizado pelo PayPal registra que 100% do território brasileiro está coberto por redes de celulares, sendo que apenas 6% não conta com alcance de rede 3G. Isso faz com que o Brasil apareça como o segundo país da América Latina em porcentagem de penetração da tecnologia de internet móvel. A Costa Rica surge no topo. A nação costarriquenha conta com área de 51.100 km², contra mais 8,5 milhões de km² da superfície brasileira.
(In)segurança ainda trava setor
“Cerca de 47% dos brasileiros entrevistados ainda preferem não compartilhar suas informações financeiras em ambientes virtuais (a média mundial é de 44%)”. A frase pinçada pela equipe de comunicação do PayPal sobre o que o consta no estudo da Euromonitor mostra que a insegurança digital – pelo menos na visão dos usuários – trava o setor de e-commerce no país. A pesquisa afirma, porém, que a rejeição ao comércio eletrônico tende a cair, pois “muitas empresas vêm investindo maciçamente para aumentar a segurança dos internautas”.
Mais números
Confira, abaixo, outros dados destacados no estudo organizado pela equipe da Euromonitor International:
– Em 2020, cerca de 4,5 bilhões de pessoas no mundo inteiro serão assinantes de internet móvel.
– Mais de 42 milhões de brasileiros passaram a usar a internet ao decorrer dos últimos cinco anos (2010 – 2015).
– Atualmente, aproximadamente 116 milhões de pessoas no Brasil estão conectadas à web, o que representa 60% da população nacional.
– Em 2015, o país registrou venda de 310 smartphones para cada mil habitantes, maior indíce da América Latina.
– No Brasil, 59% dos usuários de telefonia móvel contam com algum plano de internet móvel – número que deve saltar para 66% em 2020.
– O setor de alimentação representa 11% do comércio online do Brasil. Em 2020, a projeção é que ele seja 14% da fatia.
– A compra de ingressos online duplicará (de 0,1 para 0,2) ao decorrer dos próximos quatro anos.
– O comércio eletrônico no país movimenta, atualmente, US$ 19 bilhões por ano. Em 2020, a quantia esperada é de US$ 28 bilhões.