
“O IDPay é a prova de que a cocriação é realmente o caminho para inovação e para gerar valor em toda a cadeia. Desde o terceiro trimestre de 2021, intensificamos as conversas com os maiores varejistas em vendas digitais para entender como poderíamos evoluir nossas soluções e identificamos uma importante dor do e-commerce que ninguém ainda tinha resolvido: como recuperar as vendas que, até então, eram perdidas dada à falta de segurança no processo de pagamento usando o cartão de crédito, inclusive quando o comprador usa o cartão de outra pessoa. Conseguimos desenvolver, em conjunto com instituições emissoras dos cartões, uma solução extremamente completa, robusta e inédita no mundo”, conta Diego Martins, CEO da Unico.
O cartão de crédito ainda é a forma de pagamento preferida dos brasileiros, conforme pesquisa da Unico, realizada por painel da Offerwise, entre novembro e dezembro de 2022, sendo o meio de pagamento responsável por 70% das vendas online. Para Luís Zan, Superintendente de Prevenção à Fraude na XP, a solução amplia a confiança em todo o ecossistema e melhora a conversão de vendas e experiência dos seus clientes. “É muito comum que os consumidores não entendam o motivo de ter uma compra rejeitada, mesmo tendo limite disponível no cartão e sendo aprovada pelo emissor. Chegam a entrar em contato com os bancos e e-commerce para buscar respostas, o que gera a insatisfação do consumidor e aumento de custo operacional para ambos os lados. Com o IDPay, isso é resolvido”.
O Diretor-chefe de Segurança da Informação do C6, Jose Luiz Santana, reforça um aspecto essencial da solução: a redução de fraudes e a efetivação da venda. “Quando o sistema rejeita uma compra que deveria ocorrer sob argumento de evitar a fraude, ninguém ganha. Assim, decidimos nos unir a essa iniciativa, com apoio e desenvolvimento da Dock, justamente por entender que ela viabiliza maior giro econômico ao aumentar as aprovações de transações no varejo, mantendo a segurança, o que significa também reduzir custos para toda a cadeia envolvida”, explica Santana.
Pedro Conrade, CEO e fundador da Neon, outra empresa parceira do IDPay, reforça que “a solução sem análise manual para autenticação de identidade e titularidade do dono do cartão irá transformar a forma como as instituições financeiras se conectam com o e-commerce através de melhores experiências. Isso se traduz também em um maior grau de maturidade e eficiência em todos os processos”, ressalta.
A nova solução viabiliza ainda a compra usando cartões de terceiros, já que será possível solicitar a autorização do titular do cartão por meio de reconhecimento facial, tornando o processo mais seguro. “Em conversas com nossos clientes, descobrimos que de 20 a 30% das compras são feitas dessa forma e representam uma segmentação de difícil análise para o e-commerce”, destaca Gabriel Pirajá, Head de Produto do Unico IDPay. O produto emite ainda um conjunto probatório, mitigando também as perdas com a auto-fraude.
Como funciona o Unico IDPay e seus benefícios
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