O consumidor brasileiro está mais conectado do que nunca. Smartphones, tablets e computadores permitem que ele navegue, pesquise e compre produtos ou serviços a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, as mídias sociais desempenham um papel importante na formação de opiniões e no compartilhamento de experiências com as marcas. No entanto, a atuação presencial ainda tem uma grande influência no poder de decisão de compra.
Nesse contexto, os clientes têm se tornado cada vez mais adeptos do consumo Omnicanal, onde utilizam diversos canais, tanto online quanto offline, para realizar suas compras e interagir com as marcas.
Na palestra “A experiência do consumidor brasileiro Omnicanal e como o varejo deve inovar para atender às novas expectativas desses clientes”, no Palco Soluções do Fórum E-commerce Brasil 2023, apresentada por Felipe Schepers, COO e Co-founder da Opinion Box, e Andre Fonseca, CEO da Bornlogic, foram apresentadas informações e dados que mostram a importância de estratégias unificadas.
“Quando você muda a experiência de um canal para o outro, você não vai entender o motivo de estar perdendo as pessoas na loja física”, justificou Fonseca.
Com a possibilidade de transitar livremente entre o ambiente físico e digital, o cliente omnicanal busca uma experiência unificada e integrada em todos os pontos de contato com a empresa.
O levantamento apontado pelos palestrantes mostrou que os compradores ainda valorizam o trabalho do vendedor, mesmo que também utilizem canais virtuais. “O consumidor não quer abandonar o digital. Ele quer ter o presencial e o digital”, defendeu Schepers.
Isso significa que o consumidor deseja que a sua jornada de compra seja fluida, independente do canal utilizado, seja na loja física, no site, no aplicativo móvel, nas redes sociais ou mesmo no atendimento por telefone.
Esse texto foi escrito por Larissa Darc em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2023.