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Uso ético da IA será vantagem comercial frente à concorrência

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Que a IA é a principal tecnologia de 2024 já não é novidade. Mas, será que o uso indiscriminado dela é bem visto pelos consumidores? Segundo um relatório da Twilio, 89% dos clientes entrevistados acreditam que o uso ético da IA pode ser uma vantagem comercial frente à concorrência.

Além disso, mais da metade (54%) dos líderes empresariais afirmam que estão abordando as preocupações dos consumidores em relação à privacidade de dados e considerações éticas em IA implementando controles de privacidade robustos.

Vale destacar que 92% das empresas passaram a usar IA generativa para fins de personalização, o que levou a um aumento de 7% ano após ano no número de compradores recorrentes. No entanto, apenas 51% dos consumidores confiam seus dados às marcas.

Geração Z e o marketing personalizado

Entre as conclusões do levantamento, descobriu-se que a Geração Z (18-27 anos) está definindo as tendências que moldarão o futuro do engajamento. Essa geração detém enorme poder de compra e está quebrando o funil de marketing tradicional com as suas preferências únicas — isso inclui maiores expectativas de autenticidade, transparência e engajamento nos seus termos.

E pelo visto as empresas estão recebendo a mensagem, já que hoje 85% delas planejam ajustar ou otimizar a sua estratégia de marketing para acomodar as necessidades e preferências únicas dos consumidores da Geração Z.

Personalização preditiva, inteligência emocional e outras tendências importantes estão transformando a personalização

Com base nas exigências do consumidor da Geração Z, 86% dos líderes empresariais esperam uma mudança significativa da personalização reativa para a preditiva em toda a indústria. Portanto, marcas já se antecipam sobre o que vem por aí, com o uso de IA e machine learning para criar experiências individuais.

Para 82% dos líderes, é essencial incorporar a inteligência emocional, ou a capacidade de responder às emoções humanas, nos sistemas de IA. Além disso, 80% dos profissionais de marketing planejam adotar métricas mais sofisticadas (LTV do cliente, envolvimento emocional e afinidade com a marca) para medir a eficácia da personalização além do envolvimento tradicional e das taxas de conversão.

Conclusões do estudo sobre o marketing baseado em IA

  • 73% dos líderes empresariais concordam que a IA mudará as estratégias de personalização e marketing;
  • 58% dos líderes empresariais acreditam que os chatbots de IA serão a tecnologia de personalização orientada por IA de maior impacto nos próximos cinco anos;
  • Até 2025, 59% das empresas pesquisadas esperam que suas equipes utilizem IA diariamente;
  • 72% das empresas utilizam uma plataforma de dados de clientes (CDP) para personalização, enquanto 48% utilizam um data warehouse.

O estudo, realizado em 12 países (incluindo o Brasil), contou com mais de 500 respondentes entre os dias 8 de abril e 5 de maio deste ano.