As vendas no Varejo em março de 2023 cresceram 7,3%, em termos nominais, em comparação com o mesmo mês de 2022, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O resultado embute o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observadas pelo varejista. Em fevereiro, o mesmo índice revelou uma queda de 0,7% do varejo.
Os macrossetores de Serviços e Bens Não Duráveis sustentaram o crescimento com altas de 9,8% e 9,4%, respectivamente. Bens Duráveis e Semiduráveis cresceu 0,7%. Dentre os destaques em Serviços está o segmento Turismo e Transportes. Já em Bens Não Duráveis o segmento de Drogarias e Farmácias foi um dos que apresentaram maiores variações positivas. Por outro lado, em Bens Duráveis e Semiduráveis, o segmento de Óticas e Joalherias teve desempenho destacado.
Regiões
Pelo ICVA nominal — que não considera o desconto da inflação — os destaques foram as regiões:
Nordeste (+8,8%);
Sul (+8,2%);
Sudeste (+7,1%);
Norte (+7,1%);
e Centro Oeste (+5,3%).