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Varejo farmacêutico fecha abril com aumento de 5,3% no faturamento

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Farmácia com prateleiras cheias de embalagens, local sem pessoas
(Imagem: Freepik)

O mês de abril trouxe um crescimento importante para o varejo farmacêutico brasileiro, totalizando um um aumento de 5,3% no faturamento em 2024, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. As informações são da Bnex, especializada em Ciência do Consumo. 

De acordo com o levantamento, o público das farmácias são mulheres de 30 a 49 anos. Ademais, as faixas etárias acima de 60 anos representam um patamar superior a 20%. 

Perfil dos consumidores (idade e genêro) que consomem em farmácias, segundo dados da Bnex de 2024
(Imagem: Bnex)

Queda ou aumento?

Apesar de uma leve diminuição no número de compras e na quantidade de itens por pedido, o setor tem seu crescimento atrelado à evolução do preço médio – consequência do aumento de preços aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). 

Segundo o estudo, os consumidores sentem o peso da diferença de preço em seus bolsos. Além disso, os estoques de medicamentos – já adquiridos por eles, aproveitando o período pré-alta – são determinantes nas quedas do número de compras e itens comprados.

Indicadores gerais - faturamento, quantidade de compras, ticket médio, etc. - do varejo farmacêutico, segundo dados da Bnex de 2024
(Imagem: Bnex)

Reajuste e fidelização caminham juntos

Porém, é importante ressaltar que o reajuste aprovado para 2024 foi o mais baixo dos últimos 5 anos, fechando em 4,5%. Olhar para o reajuste também implica que as marcas observem o engajamento do consumidor, já que estes ficam mais propensos a buscar melhores condições de pagamento e melhores preços.

Em virtude do reajuste, o cenário de clientes fidelizados cresce acima do patamar geral – e aumenta especialmente frente aos clientes não fidelizados.

Comprando, na maioria das vezes, em sua loja e rede de preferência, os consumidores aumentaram aproximadamente 19% o faturamento anual. Todos os indicadores, incluindo os itens em cesta e quantidades de tickets, apresentaram um crescimento.  

A fidelização se destaca também no IFEV (Índice de Fidelidade e Engajamento do Varejo), com um valor médio de compra 81,4% superior do que o valor das compras de clientes não fidelizados.

Evolução do IFEV baseado em ticket médio segundo dados da Bnex
(Imagem: Bnex)