default
Publicidade: default

Varejo mostra alta de 6,4% em vendas na Páscoa

default
Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

As vendas no varejo durante a semana da Páscoa registraram crescimento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento considera as transações realizadas entre 14 e 20 de abril de 2025 e representa o melhor desempenho para a data desde 2019. No ano passado, o setor havia apresentado retração de 5%.

default
(Imagem: Envato)

Entre os segmentos, o Varejo Alimentício Especializado — que inclui chocolaterias e docerias — foi um dos destaques, com alta de 10,2%. O setor de Turismo e Transporte também avançou, com crescimento de 12,1%, movimento atribuído à proximidade entre os feriados da Páscoa e de Tiradentes.

“Além da junção dos feriados, o posicionamento do calendário também influenciou positivamente os resultados. Em 2024, a Páscoa caiu no fim do mês, período em que o consumo costuma ser menor. Este ano, a data foi celebrada na terceira semana, o que favoreceu as vendas”, explica Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Desempenho por canal

O comércio eletrônico teve crescimento de 9,6% na comparação anual, enquanto as vendas em lojas físicas avançaram 5,9%. Dentro do varejo presencial, os shoppings apresentaram aumento de 11,3% e as lojas de rua, de 5,8%.

Resultados por região

Todas as regiões do país registraram crescimento nas vendas durante a Páscoa:

  • Sul: aumento de 6,8%
  • Centro-Oeste: aumento de 6,7%
  • Nordeste: aumento de 6,6%
  • Sudeste: aumento de 5,6%
  • Norte: aumento de 4,5%

Entre os estados, os maiores avanços foram observados na Bahia (aumento de 10,5%) e em Minas Gerais (aumento de 10,1%). Na sequência, aparecem Ceará (8,6%), Santa Catarina (7,8%), Paraná (6,6%), Goiás (6,5%), Rio Grande do Sul (6,0%), Pernambuco (5,3%), Pará (5,1%) e São Paulo (5,0%).

Publicidade: default