A Stone divulgou, nesta quarta-feira (11), o Índice Stone Varejo de setembro com alta de 1,6% nas vendas do período. O volume positivo, na análise da empresa, feita em parceria com o Instituto Propague, confirma a estabilidade do varejo nacional e mantém o panorama trazido com pesquisas mais recentes.
Na segmentação por tipos de produtos, artigos farmacêuticos (0,6%) e móveis e eletrodomésticos (1,6%) apresentaram alta. Outros quatro segmentos não conseguiram alcançar resultados positivos, incluindo livros, jornais, revistas e papelaria (12,7%); material de construção (1,3%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%); e tecidos, vestuários e calçados (0,8).
Em termos regionais, o Índice Stone traz nove estados com crescimento na comparação com o volume de vendas em setembro de 2022. A lista, da maior para a menor variação positiva, conta com as seguintes localidades:
– Tocantins (9,4%)
– Espírito Santo (3,3%)
– Pará (2,6%)
– Santa Catarina (1,6%)
– Mato Grosso do Sul (1,4%)
– Rondônia (1,2%)
– São Paulo (1%)
– Paraná (0,7%)
– Minas Gerais (0,4%)
As principais quedas ficaram entre Norte e Nordeste, mas com pontos de melhora necessários nos mercados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Veja:
– Amapá (14,5%)
– Amazonas (9,1%)
– Alagoas (8,4%)
– Rio Grande do Norte (8,3%)
– Rio Grande do Sul (7,3%)
– Distrito Federal (5,2%)
– Mato Grosso (4,6%)
– Goiás (2,5%)
De acordo com Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, o varejo brasileiro continua pressionado e uma tendência positiva só pode ser confirma com mais meses de análise. Mesmo assim, o cenário é melhor que em outros períodos.
“É inegável que esse desempenho recente melhora as nossas perspectivas para o último trimestre do ano, um período importante para o setor, com datas como a Black Friday e o Natal”, afirma o responsável pelo levantamento da Stone.