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Varejo segue em expansão pelo sétimo ano consecutivo, segundo a SBVC

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Prateleira de madeira com produtos diversos, cosmeticos, toalhas e skincare
Imagem: reprodução

Superando desafios anualmente, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) traz um panorama geral sobre o cenário do varejo em 2023. Segundo a instituição, de maneira geral, o resultado do ano passado foi positivo para o país.

O levantamento realizado – nomeado de “o papel do varejo na economia brasileira” – concluiu que o grande diferencial para as empresas é conseguir se adaptar às novas realidades e aos desafios do comércio. Em sua maioria, as empresas sofreram com a restrição do crédito e com os altos juros; em contrapartida, outras organizações conseguiram acelerar o crescimento, com novas soluções, protagonizando fusões e aquisições.

Gráfico da SBVC com dados sobre o crescimento do PIB de 2023
Imagem: reprodução

Para além dos resultados positivos

Mantendo a mesma linha dos resultados positivos, o varejo ampliado que considera automóveis e materiais de construção, apresentou um aumento de 5,3% em 2023, alcançando a marca de R$ 2,75 trilhões. Além disso, o índice ampliado corresponde a 25,23% do PIB. 

Gráfico da SBVC com dados sobre o varejo ampliado 2023
Imagem: reprodução

Já o varejo restrito – que contempla bens de consumo, com exceção de automóveis e materiais de construção – totalizou, em 2023, uma expansão nominal de 4,1%. O segmento ainda movimentou R$ 2,23 trilhões e representa 20,45% do PIB brasileiro. 

Gráfico da SBVC com dados sobre o varejo restrito de 2023
Imagem: reprodução

Pelo sétimo ano consecutivo, o varejo segue em expansão. O resultado do varejo superou o do país: em 2023, o PIB teve uma expansão de 2,9%. Desde 2016, o varejo vem superando o desempenho da economia. 

De acordo com Eduardo Terra, presidente da SBVC, os resultados positivos do varejo demonstram que a transformação digital do setor permite, cada vez mais, que as empresas compreendam melhor seus consumidores e encontrem novas oportunidades de crescimento.

“Reforçar o relacionamento com os consumidores, ampliando o poder dos meios digitais e gerando um maior volume de dados que são processados pelos sistemas e retornam como inteligência para os negócios – essa é a receita de quem tem conseguido aproveitar melhor as oportunidades de mercado e se proteger das turbulências da economia”.

Eduardo Terra, presidente da SBVC

Expansão dos empregos

Além dos resultados positivos, outro aspecto importante é o volume de empregos fomentados pelo setor. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego recuou para 7,8% em dezembro de 2023 – o menor patamar desde 2015 – impulsionada por meio do fortalecimento do varejo, o maior empregador privado do país. 

Gráfico da SBVC com dados sobre o a taxa de desemprego de 2023
Imagem: reprodução

“Em 10 dos 12 meses de 2023, o varejo contratou mais do que demitiu, em um sinal claro de expansão dos negócios e da força empreendedora do setor”, declara Terra. 

O levantamento ainda detalha que o varejo adicionou 276,5 mil postos de trabalho, superando a marca de 10 milhões de trabalhadores formais; no final de 2022, eram 9,93 milhões. 

O varejo é um setor muito resiliente e flexível. Todo movimento de aceleração da economia aparece rapidamente no desempenho do setor, que tem uma enorme capacidade de inovação”, finaliza o presidente.