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Varejo retrai 1,7% em janeiro, mas tendência para trimestre é positiva, aponta Stone

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Com perspectiva positiva para o primeiro trimestre de forma geral, o volume de vendas do varejo nacional não começou o ano tão bem. De acordo com o Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, feito em conjunto com o Instituto Propague, a retração foi de 1,7%.

Indíce Stone Varejo de janeiro - e-commerce - resultados
(Imagem: Freepik)

O estudo, baseado na metodologia do Federal Reserve Board (FED), considerou operações financeiras realizadas com cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. Na análise de Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, uma mensagem mais certeira deve ser vista nos próximos meses.

“Estes resultados apresentam um sinal de cautela para o início do ano de 2024, porém, não são suficientes para alterar a tendência positiva do último trimestre de 2023. Portanto, serão necessários mais meses para confirmar a alteração dessa trajetória”, afirma.

Em dezembro, o Índice Stone Varejo mostrou crescimento de 1,8% para o setor.

Regiões e segmentos

O levantamento da Stone mostra seis estados se destacando positivamente em janeiro frente mesmo mês em 2023:

Piauí (5,6%)
Maranhão (5,4%)
Mato Grosso (1,9%)
Rondônia (0,7%)
Mato Grosso do Sul (0,4%)
Tocantins (0,4%).

Entre as 21 regiões restantes com queda, o relatório destacou mais seis:

Alagoas (12,2%)
Roraima (9,8%)
Pernambuco (5,8%)
São Paulo (4,5%)
Espírito Santo (4,3%)
Santa Catarina (3,9%)

Já no olhar específico em cada setor econômico ligado ao varejo ampliado, quatro mostraram diminuição na mesma base de comparação:

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,8%);
Móveis e eletrodomésticos (4%);
Tecidos, vestuário e calçados (3,7%);
Material de construção (2,5%).

Entre os segmentos com resultado positivo, ficam:

Livros, jornais, revistas e papelaria (3,5%);
Artigos farmacêuticos (1%).