Com perspectiva positiva para o primeiro trimestre de forma geral, o volume de vendas do varejo nacional não começou o ano tão bem. De acordo com o Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, feito em conjunto com o Instituto Propague, a retração foi de 1,7%.

O estudo, baseado na metodologia do Federal Reserve Board (FED), considerou operações financeiras realizadas com cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. Na análise de Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, uma mensagem mais certeira deve ser vista nos próximos meses.
“Estes resultados apresentam um sinal de cautela para o início do ano de 2024, porém, não são suficientes para alterar a tendência positiva do último trimestre de 2023. Portanto, serão necessários mais meses para confirmar a alteração dessa trajetória”, afirma.
Em dezembro, o Índice Stone Varejo mostrou crescimento de 1,8% para o setor.
Regiões e segmentos
O levantamento da Stone mostra seis estados se destacando positivamente em janeiro frente mesmo mês em 2023:
– Piauí (5,6%)
– Maranhão (5,4%)
– Mato Grosso (1,9%)
– Rondônia (0,7%)
– Mato Grosso do Sul (0,4%)
– Tocantins (0,4%).
Entre as 21 regiões restantes com queda, o relatório destacou mais seis:
– Alagoas (12,2%)
– Roraima (9,8%)
– Pernambuco (5,8%)
– São Paulo (4,5%)
– Espírito Santo (4,3%)
– Santa Catarina (3,9%)
Já no olhar específico em cada setor econômico ligado ao varejo ampliado, quatro mostraram diminuição na mesma base de comparação:
– Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,8%);
– Móveis e eletrodomésticos (4%);
– Tecidos, vestuário e calçados (3,7%);
– Material de construção (2,5%).
Entre os segmentos com resultado positivo, ficam:
– Livros, jornais, revistas e papelaria (3,5%);
– Artigos farmacêuticos (1%).
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