Buscando entender o cenário do varejo no Brasil, a Jet E-Commerce, em parceria com o E-Commerce Brasil, realizou a pesquisa “O Cenário dos Canais de Venda no Brasil”. Entre os meses de maio e junho de 2020, lojistas dos mais variados setores responderam perguntas sobre a forma como vendem atualmente e o quanto enxergam o suo de diversos canais importante para as vendas. Os resultados completos podem ser acessados no portal da Jet por aqui!
De acordo com a pesquisa, 84,8% dos lojistas avaliam o uso de diversos canais para vendas como muito importante. Outros 14,8% acham importante. Ou seja, os varejistas entenderam que não é mais rentável possibilitar as vendas apenas através de lojas físicas ou apenas em suas lojas virtuais. É preciso buscar outros meios, sobretudo após a pandemia do novo coronavírus.
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Com a mudança do comportamento do consumidor, o contato com os clientes ficou crucial. A mesma pesquisa mostra que 82,2% dos lojistas utilizam o whatsApp para essa comunicação. O número supera outros meios como mídias sociais (78,1%), e-mail (65%), telefone (61,3%) e chat (37%).
E-commerce já quase se iguala às lojas físicas
A pesquisa trouxe números positivos para o e-commerce. Segundo os dados obtidos pela Jet E-Commerce e pelo E-Commerce Brasil, 21,5% classificam a loja virtual própria como o principal canal de venda. O número se repete com marketplaces e se aproxima dos que respondem lojas físicas (27,6%).
Dos entrevistados, 80,5% já possuem e-commerce próprio, ainda que a maioria tenha entrado para o comércio eletrônico a menos de três anos.
Ficou curioso com a pesquisa “O Cenário dos Canais de Venda no Brasil”? Os dados completos são disponibilizados pela Jet E-Commerce e estão disponíveis para todos através deste endereço.