Restando pouco mais de 120 dias para a Black Friday de 2021, as expectativas dos varejistas já começam a ser moldada. Durante o evento E-Commerce Big Solutions – Black Friday, foi apresentado um estudo da GfK (Growth from Knowledge) que mostra que o volume de vendas com desconto neste ano já supera a pré-Black Friday de 2020.
De acordo com a GfK, em 2020 os descontos foram menores e muito concentrados na semana da Black Friday. Neste ano, a grande aposta dos varejistas online foi ofertar descontos maiores, principalmente no setor de Eletro, chegando a descontos acima de 30%.
Panorama para a Black Friday de 2021
A GfK disponibilizou ainda dados que servem como um panorama do varejo que ajuda a dar uma perspectiva do que poderá ser a Black Friday de 2021. Os números apresentados mostram que apesar da semana da Black Friday ainda ser a mais relevante, as semanas anteriores e o Cyber Monday vêm ganhando cada vez mais representatividade para o online.
Desta forma, o varejista consegue saber que não basta fazer campanhas apenas na semana da Black Friday, mas já pensar em estratégias antes e depois da grande data.
A GfK ainda chama a atenção para a necessidade cada vez maior do phygital. A migração para o canal online é uma tendência que vinha acontecendo no Brasil e aumentou exponencialmente com a pandemia do novo coronavírus.
O desconto compensa
Em um dos recortes para o estudo, a GfK conseguiu tirar uma das principais dúvidas de varejistas que enfrentarão a sua primeira Black Friday. O desconto durante a data compensa por conta do volume de vendas.
De acordo com a pesquisa, o faturamento com mercadorias de tecnologia (TVs, Smartphones e notebooks) chega a até 3 vezes o investimento feito para a redução de preços dos produtos.
Todos os dados foram apresentados durante o primeiro dia do evento E-Commerce Big Solutions – Black Friday 2021. Os números foram cedidos ao E-Commerce Brasil pela GfK. Para mais informações, envie um email para latam@gfk.com