Logo E-Commerce Brasil

Vendas de final de ano: como um ERP pode ajudar?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O final do ano é um período de alta demanda para os lojistas tanto no ambiente físico quanto para quem atua em e-commerces e marketplaces. Com o aumento da competitividade, a eficiência nas operações e a qualidade no atendimento aos clientes são diferenciais imprescindíveis para quem deseja ter sucesso nas vendas.

A tecnologia é uma importante aliada para garantir mais produtividade em qualquer época, especialmente durante períodos que antecedem datas importantes para o varejo, como Black Friday e Natal. A automatização de processos acelera, principalmente, a execução de tarefas que antes eram manuais, mas também oferece mais controle das informações, já que os dados de todas as áreas da empresa ficam centralizados.

A contratação de um sistema de gestão pode auxiliar o negócio com o aumento da demanda no fim de ano de diversas maneiras. Confira alguns benefícios que a solução oferece para o segmento do comércio:

Controle de estoque mais eficiente

Saber o que, de fato, entra e sai do estoque é importante em qualquer período, não é? Em datas que possuem alta demanda, porém, a eficiência desse controle é ainda mais necessária — já que há um grande fluxo de informações que, se não for bem gerenciado, pode resultar em dores de cabeça para a empresa. 

É preciso saber quais itens entraram e saíram e quantas unidades de um produto estão disponíveis no estoque (para não acabar vendendo produtos esgotados, por exemplo). Além disso, também é necessário ter disponível a lista de fornecedores e orçamentos, saber se há a urgência de aumentar o giro dos produtos ou não para suprir a demanda. 

Um ERP fornece todas essas informações e as atualiza de forma automática no sistema, em tempo real, fazendo com que negócio esteja mais preparado para o aumento da demanda.

Mais suporte para as tomadas de decisão

O planejamento das datas comemorativas exige bastante antecedência. Por isso, a definição dos objetivos estratégicos para o próximo ano também necessita de meses de preparação. E é claro que, para isso, ter fácil acesso a dados do negócio é fundamental. “Um ERP fornece dados do negócio para que as tomadas de decisão sejam mais estratégicas e baseadas em informações sólidas”, afirma José Adriano Vendemiatti, diretor de product marketing da Omie.

Os relatórios gerenciais podem conter dados das vendas, do financeiro e várias outras áreas da empresa. Uma visão 360º da gestão permite que empreendedores saibam para onde direcionar maiores esforços e, assim, realizar investimentos de maneira mais eficiente.

Um exemplo é o relatório de curvas ABC  — um método utilizado para que empresas tenham um maior entendimento das demandas. O processo consiste em classificar os produtos do estoque dos mais relevantes aos menos relevantes. Com as informações do relatório de curva ABC é possível saber quais produtos comprar com prioridade para as vendas de datas comemorativas como a Black Friday e o Natal.

Maior controle financeiro

O aumento da demanda tem como consequência a necessidade de mais controle do dinheiro que entra e sai. É preciso ter uma visão clara da saúde financeira em tempo real, com informações que permitam que o planejamento seja feito com o objetivo de aproveitar as oportunidades de maneira mais efetiva. 

Com o módulo de finanças é possível ter um panorama completo de compras, vendas, contas a receber e a pagar, além de contar com a integração bancária com contas correntes, acesso ao DRE gerencial e ao fluxo de caixa em tempo real e muito mais recursos imprescindíveis para manter a saúde monetária da sua empresa. 

Processos mais ágeis

Automatizar o processo de faturamento de produtos e serviços com poucos cliques é um recurso dos sistemas de gestão. Em alguns ERP, ainda, é possível emitir notas fiscais de forma ilimitada.

Além disso, bons ERPs podem conectar diferentes setores da empresa, já que todos os módulos são integrados. “Com a sincronização entre os módulos do Omie ERP, por exemplo, é possível realizar o controle da operação de ponta a ponta, agilizando processos em diversas áreas do negócio”, conta Vendemiatti.

Omie ERP: mais eficiência para gestão em qualquer época do ano

Omie ERP é um sistema completo que facilita desde tarefas básicas do dia a dia das empresas — como a emissão de notas fiscais — até a gestão de oportunidades com o CRM, e a construção de planejamentos estratégicos com os relatórios gerenciais. 

Nas finanças, a solução oferece mais controle, pois ajuda a gerenciar o fluxo de caixa, visualizar contas a pagar e a receber e, ainda, facilita a realização da conciliação bancária. 

A emissão de notas fiscais pode ser feita sem complicação, afinal, com poucos cliques é possível automatizar todo o processo de faturamento de produtos e serviços com emissão ilimitada de notas fiscais e notas fiscais de serviço.

Todos os módulos do Omie ERP são integrados, permitindo mais controle de toda a empresa. Ainda é possível contratar um plano que une todas as funcionalidades do ERP a soluções de frente de caixa e hub de integração com e-commerces e marketplaces.

Leia mais: Omie.Multivarejo integra ERP, e-commerces, marketplaces e PDV em uma única solução

Há, ainda, a versão mobile do Omie ERP, que permite que os clientes acessem as informações do ERP de maneira mais prática em smartphones, agilizando o controle diário dos fluxos já utilizados pela empresa.

Para empresas que desejam uma gestão mais eficiente que gere frutos para todo o calendário comercial de 2024, quanto antes a contratação for feita, mais rápido será possível visualizar os benefícios que um bom ERP pode gerar para o negócio.

Quer saber mais sobre Omie ERP? Conheça a tabela de preços.