De acordo com estudo do Boston Consulting Group (BCG), o e-commerce se mantém em crescimento e pode corresponder a 41% das vendas globais do varejo até 2027. Apesar das dificuldades e da retomada das lojas físicas, a expectativa para o comércio digital ainda é alta.
Martin Barthel, diretor executivo e sócio do BCG, detalha que “embora o comércio eletrônico esteja gradualmente voltando à sua trajetória pré-Covid, o cenário passou por uma transformação notável e duradoura”.
Em retrospectiva, no ano de 2017, o comércio eletrônico representou apenas 18% das vendas. Porém, segundo a pesquisa, um aumento nas vendas através do e-commerce pode ser observado na Europa (3%), nos EUA e Ásia (7%) em 2022.
Até 2027, a expectativa é que o crescimento global alcance uma CAGR (taxa composta de crescimento anual, em português) de 9%. Valor é mais que o dobro do aumento planejado para lojas físicas (4%).
Entretanto, a projeção permanece atrás da tendência pré-Covid de 12% a 14%.
“A rivalidade entre os participantes emergentes e os já estabelecidos aumentou, impulsionada pelos padrões de compra dos Baby Boomers e da Geração X, que coletivamente exercem uma influência substancial sobre as vendas atuais do comércio eletrônico”, finaliza Barthel.
Metodologia
A pesquisa Fórmulas Vencedoras para o Crescimento do Comércio Eletrônico (Winning Formulas for E-Commerce Growth) do BCG foi inspirada em estudo global de tendências do e-commerce.
Realizado no segundo trimestre, a pesquisa contou com 410 empresas de varejo e 415 empresas de bens de consumo embalados ao redor do mundo. As receitas abrangiam de US$ 50 milhões a mais de US$ 10 bilhões.
Fonte: Fashion network