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Vendas no varejo crescem 0,3% em setembro, de acordo com ICVA

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As vendas no varejo em setembro de 2022 cresceram 0,3%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou alta de 13,0%.

Os efeitos de calendário beneficiaram o resultado. Isso ocorreu porque houve uma sexta-feira a mais, dia em que as vendas costumam ser mais intensas, e uma quarta-feira a menos, data em que o comércio está menos aquecido, que em setembro de 2021. Além disso, o feriado da Independência caiu numa quarta-feira neste ano. No ano passado havia caído numa terça-feira, um feriadão, com menos movimentação do comércio. Sem considerar esses efeitos, o varejo apresentou crescimento nominal de 12,5%. Na comparação deflacionada, houve retração nas vendas foi de 0,2%.

Na opinião de Diego Adorno, gerente de Produtos de Dados da Cielo, o comércio continua em recuperação, mas num ritmo menor que nos meses anteriores. Uma das razões está no setor de postos de gasolina. “Já vinha de uma desaceleração e apresentou uma queda em setembro em relação ao mesmo mês de 2021. É um reflexo de dois fatores: da redução recente do preço dos combustíveis e de uma base comparativa mais forte, em setembro de 2021, que vinha de um processo de afrouxamento de quarentena”, afirma.

Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 7,17% no acumulado dos últimos 12 meses, com deflação de 0,29% em setembro. A retração nos preços verificados no grupo de transportes foi a que mais contribui para a deflação.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 10,7% em setembro, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

Setores

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, os macrossetores de Bens Não Duráveis e de Serviços registraram crescimento nas vendas em relação a setembro de 2021. Já Bens Duráveis e Semiduráveis sofreu queda. O destaque positivo no macrossetor de Bens Não Duráveis foi supermercados e hipermercados.

No macrossetor de serviços, um dos segmentos que mais colaboraram para o crescimento foi Turismo e Transportes. Já o macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, que registrou baixa, foi impactado negativamente pelo segmento de materiais de construção.

Regiões

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, duas regiões apresentaram crescimento, duas apresentaram queda e uma se manteve neutra em relação a setembro do ano passado. A região Norte registrou alta de 4,2%, seguida da região Sul (+0,7%), Nordeste (0,0%), Sudeste (-0,1%) e Centro-Oeste (-1,3%).

Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com agosto de 2021, as vendas na região Sudeste cresceram 13,1%, seguida das regiões Norte e Sul (+12,6%), Nordeste (+12,3%), e Centro-Oeste (+9,5%).

ICVA trimestral

As vendas cresceram no terceiro trimestre de 2022, descontada a inflação, 1,2%. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 14,7%.