De acordo com o Mastercard SpendingPulse™, em fevereiro, as vendas do varejo no Brasil cresceram 27,8% em comparação a fevereiro de 2021. Tal aumento ocorre à medida que os consumidores retomam suas atividades de compras nas lojas.
Leia também: Teste do Instagram facilita apoio a movimentos sociais por meio de hashtags
Em comparação com um cenário pré-pandemia, em fevereiro de 2020, as vendas no varejo cresceram 35,9% ano a ano. O Mastercard SpendingPulse™ mede as vendas de varejo na loja e online* em todas as formas de pagamento.
Ao analisar o panorama geral do Brasil, todos os estados registraram crescimento de vendas nas lojas:
- Norte (43,7%);
- Sul (29,7%);
- Centro-Oeste (27,3%);
- Sudeste (26 ,9%);
- e Nordeste (26,6%).
Vendas do e-commerce em fevereiro
Eletrodomésticos (-21%), Vestuário (-11,8%) e Móveis (-9,2%) foram os setores que apresentaram as quedas mais expressivas do e-commerce no Brasil, em relação ao mesmo mês de 2021.
Os resultados de e-commerce caíram 15,8% em relação ao ano anterior. Entretanto, as vendas online ainda registraram um aumento ano a ano de 55,7% em relação a fevereiro de 2020, quando o comércio eletrônico ainda não era uma necessidade.
“Estamos vendo o consumidor retornando às lojas físicas. O crescimento desse setor já vem sendo observado há alguns meses”, afirmou Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil. “Embora as vendas do e-commerce estejam desacelerando, em comparações com o período de pandemia, podemos perceber que as compras online cresceram muito. Isso indica uma mudança de hábito trazida pela pandemia: os clientes começaram a comprar online, mas não abandonaram as lojas físicas”, conclui o executivo.
Leia também: Novos dados mostram que opções de BNPL não canibalizam os cartões de crédito de lojas
*As vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços nas quais os compradores fazem um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela Internet, em um dispositivo móvel (M-commerce), extranet, rede EDI(Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.