A Via, dona das redes Casas Bahia e Pontofrio, estreou o same day delivery (entrega no mesmo dia). Os pedidos feitos até às 12h no app ou site são entregues na casa do cliente até as 22h do mesmo dia.
“O same day delivery é um processo que vem aumentando com a evolução da nossa operação de mini-hubs [uso das lojas como centro de distribuição] e ganhou escala nacional com a aquisição da Asap Log [empresa de logística]”, afirmou Fernando Gasparini, diretor-executivo de logística da Via, ao 6 Minutos.
A companhia já entrega 15% das vendas online no mesmo dia. A operação está disponível em 65 lojas de 14 estados. As entregas em 24 horas representam 40%.
De acordo com a publicação, ao reduzir o prazo de entrega, a Via reduz custos de distribuição e de cancelamento de pedidos. “Os pedidos que saem do mini-hub custam 25% do valor daquele que sai do centro de distribuição, reduz muito o valor do frete”, contou o executivo.
Outro ganho é com a diminuição dos cancelamentos de compras. “Quanto mais rápida a entrega, menos cancelamentos temos. Hoje, 60% dos cancelamentos ocorrem antes da entrega. Quando o produto chega rápido, reduzimos as chances do consumidor repensar a compra”, disse o executivo ao site.
Os pedidos elegíveis para entregas no mesmo dia são de clientes que moram em um raio de 10 km das 65 lojas. O serviço está disponível para produtos de até 30 kg, como microondas, fogões, televisores e máquinas de lavar-louças.
Quem faz as entregas do same day? A logística de entrega é coordenada pela AsapLog, que distribui os pedidos para motoristas de carros de passeio ou vans. Esses motoristas são autônomos e ganham por tempo e distância rodados. “Tem moto, tem van, tem carro de passeio. Na pandemia, vimos muitas vans escolares fazendo entregas”, afirma o executivo.
Por enquanto, a Via entrega no mesmo dia pedidos do estoque próprio das lojas, mas há planos de incluir mercadorias do marketplace no segundo semestre.
Devolução nas lojas
A Via também anunciou que, a partir de agora, os clientes que comprarem pelo app ou site da Via poderão trocar ou devolver os produtos na loja. Após levar o produto até a loja, o cliente pode trocar por um produto igual ou diferente. Em caso de devolução sem troca, o cliente recebe um crédito de valor igual ao da compra.
De acordo com o 6 Minutos, para fazer a troca, o cliente tem que entrar em contato com o departamento de atendimento informando que deseja trocar ou devolver o produto. Esse setor vai direcionar o consumidor para uma das lojas das marcas em que poderá realizar a troca. A empresa informa que vai oferecer uma opção de autoatendimento no futuro.
Ainda segundo a publicação, a Via afirma que todas as mais de 1.000 lojas da rede já estão passando por treinamentos para incorporar o novo serviço incorporado de troca e devolução de itens comprados pela internet.
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Fonte: 6 Minutos