A Vindi, pioneira em soluções de pagamento recorrente no Brasil, une forças com a Opinion Box, uma das empresas líderes em pesquisa de mercado, para lançar a segunda edição da Pesquisa de Assinaturas. O estudo oferece insights valiosos sobre o mercado de recorrência no país, com uma abordagem metodológica aprimorada e estatísticas atualizadas, fornecendo uma visão abrangente das tendências futuras.
A primeira edição da Pesquisa de Assinaturas, realizada entre 2020 e 2021, foi a primeira sobre segmento no Brasil e proporcionou uma compreensão única do mercado de recorrência. Agora, diante das mudanças no comportamento do consumidor, a Vindi apresenta uma nova edição reformulada e atualizada, oferecendo uma abordagem mais profunda do cenário atual.
Esta edição tem como foco entender as mudanças nos hábitos de consumo no período pós-pandêmico e analisar o comportamento em relação às assinaturas, tanto no presente quanto para os próximos anos. Baseada na perspectiva dos consumidores, a pesquisa oferece insights valiosos para orientar estratégias de negócios, tanto para empresas B2C quanto B2B.
Entre os principais insights revelados, destaca-se que 51% dos entrevistados relataram despesas inalteradas com assinaturas nos últimos 12 meses, mesmo em meio ao cenário de inadimplência no país – que, segundo a CNDL, atingia mais de 66 milhões de pessoas em janeiro.
Além disso, olhando para o futuro próximo, 61% dos entrevistados esperam que seus gastos com assinaturas permaneçam inalterados nos próximos 12 meses, indicando estabilidade financeira ou a intenção de manter os padrões de consumo.
Clubes de assinaturas são preferidos de quem gasta mais por mês
Em relação aos gastos mensais, mais de 50% dos entrevistados gastam entre R$50 e R$200 com assinaturas. E entre os 25% que gastam entre R$100 e R$200 mensais com assinaturas, o Clube de Assinaturas aparece no top 3 como um dos serviços mais assinados por 31% dos participantes, atrás apenas de tags de pedágio e estacionamento e serviços fitness, como academias, que ficam com 32% cada um.
Os Clubes de Assinaturas já são uma estratégia adotada por diversos segmentos do e-commerce como forma de fidelizar sua base de clientes, aumentar a rentabilidade e a previsibilidade das receitas.
Além desses dados, a Pesquisa de Assinaturas da Vindi ainda traz informações sobre os streamings favoritos, métodos preferidos de pagamento, principais segmentos e serviços assinados e muito mais.