Visitamos o recém-reformado “QG” do GetNinjas, na zona oeste de São Paulo. Prestes a completar 9 anos, a empresa emprega 110 jovens colaboradores e chama a atenção pelo ambiente descontraído e tecnológico. Não por menos, ela acabou de bater 1 milhão e 200 mil prestadores cadastrados e oferece perto de 3 milhões de serviços ao ano. Confira a seguir em nosso Inspire-se!
Apesar de todo o sucesso, Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO da empresa, explicou pra gente que foi somente após a entrada do aplicativo GetNinjas que a plataforma decolou: “Antes, quando o acesso era via site, profissionais muitas vezes dividiam o mesmo computador para poder atender às demandas. Hoje está à palma da mão e muito mais simplificado. Posso dizer que foi a entrada do app no smartphone que permitiu o nosso crescimento”.
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Uma das possibilidades do serviço do GetNinjas é a liberdade de escolha dos profissionais. Como num app de viagem compartilhada, o profissional tem um ranking de avaliações de quem já utilizou seus serviços. Quanto mais o profissional participar positivamente da plataforma, mais chances ele tem de expandir a contratação de suas habilidades.
Pagamento ninja
Segundo Eduardo, o pagamento dos serviços é realizado diretamente entre cliente e profissional. No final de 2019, aliás, a empresa lançou a “Maquininja”, uma máquina de pagamentos que permite aos profissionais cobrarem via cartão de crédito e débito.
São os profissionais cadastrados que estabelecem seus preços e que negociam diretamente com o cliente — que, por sua vez, escolhe qual dos prestadores de serviço deseja contratar. O valor cobrado pelo serviço, segundo a empresa, é direcionado 100% aos profissionais. Vale lembrar que, ao ingressar na plataforma, o profissional precisa adquirir um pacote de moedas que lhe dá acesso aos contatos dos clientes que estão solicitando os serviços que ele oferece.
Treinamento
Além da ponte entre clientes e especialistas, a GetNinjas oferece treinamentos em sua “Academia Ninja”. Trata-se de uma ferramenta da plataforma com diversos vídeos e artigos para instruir os “ninjas” a aperfeiçoarem suas habilidades profissionais.
As instruções vão desde a apresentação e atendimento aos clientes, a como precificar o serviço, a fim de fechar a conta no azul no final do mês. “É um projeto que visa dar suporte aos profissionais autônomos, a ponto de torná-los microempresários”, diz Eduardo.
Expectativas
De olho no futuro, o empresário pretende dobrar de tamanho a cada ano. É um mercado enorme, que movimenta R$ 500 bilhões. Fazemos parte dos 6% do PIB do Brasil. Passou da hora de o Brasil digitalizar a contratação de serviços”, pontua Eduardo. Ele garante que as vantagens desse tipo de serviço são muitas, a exemplo da facilidade, rapidez e preço. Outro ponto que faz questão de destacar é em relação aos benefícios ao profissional, que garante clientes em sua região, gasta menos tempo em deslocamento e otimiza seus encaixes de trabalho.
Por Giuliano Gonçalves, via E-Commerce Brasil