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Volta às aulas: cinco dicas para e-commerce de papelaria

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Depois da Black Friday e do Natal, é hora de preparar o seu e-commerce para a volta às aulas 2023. Segundo dados divulgados pela International Data Corporation (IDC), em 2021, 90% dos brasileiros usam e-commerce e as papelarias representam 2,1% dessas compras

Isso mostra que os consumidores estão migrando suas compras e aumentando as vendas de volta às aulas nos e-commerces. Para aproveitar esse mercado de oportunidades, separamos 5 dicas para usar no seu e-commerce de papelaria e ter bons resultados durante o ano inteiro. Continue a leitura!

Quando voltam as aulas em 2023?

O ano letivo de 2023 terá início no mês de fevereiro, contudo, a data pode variar de um estado para outro. Em São Paulo, por exemplo, a volta às aulas será em 3 de fevereiro; neste dia, serão realizadas atividades dedicadas ao acolhimento dos alunos.

Segundo a Euromonitor International, as vendas de material escolar devem ter um aumento de R$ 17,8 milhões em 2023. O período de volta às aulas traz uma movimentação maior no início do ano e gera bons resultados para quem vende itens de papelaria, livros e eletrônicos.

Como preparar seu e-commerce para a volta às aulas?

Volta às aulas é uma oportunidade de vender mais no e-commerce. Para se destacar, é preciso encantar não somente estudantes, mas também às pessoas responsáveis pela compra desses produtos. Esse desafio pode não ser uma tarefa fácil, mas não se preocupe.

Separamos 5 estratégias que você pode adotar para se diferenciar da concorrência e aumentar seus resultados:

1 – Ofereça uma variedade de produtos

Um fator importante na escolha pela loja de papelaria online é ter uma boa variedade de produtos disponíveis. Lembre-se que, quanto maior o número de opções – desde produtos mais baratos até itens mais exclusivos – mais fácil vai ser chamar atenção de diferentes perfis de consumidores daquele nicho.

Vale notar que essa estratégia é mais indicada para papelarias que já contam com um giro de estoque maior, já que o investimento em uma variedade de produtos é mais alto.

2 – Crie listas de materiais escolares

Existe uma infinidade de artigos utilizados em sala de aula, contudo, isso depende muito do ano que o aluno está cursando. 

Mas vale reunir alguns artigos essenciais – como canetas, canetinha hidrocor, lápis de cor, borrachas, lapiseiras, tesouras sem ponta e etc. – em kits promocionais. Com mais conhecimento do nicho, as lojas podem até pensar em oferecer opções de kits para idades escolares diferentes. 

3 – Tenha preços atrativos

Quem compra na internet está atrás de uma papelaria online com produtos baratos. 

Especialmente na volta às aulas, quando é necessário comprar longas listas de material escolar, o preço é um fator de alta importância para a escolha da papelaria online onde as compras serão realizadas. 

Uma alternativa para ajudar na economia dos pais na hora de montar o material escolar na voltas às aulas é oferecer, além dos itens essenciais da lista, livros didáticos usados em bom estado.

4 – Monte um kit papelaria

Outra estratégia muito usada nas vendas de lista escolar são os combos e kits de produtos. 

Além dos produtos básicos e com itens fixos, esses kits também podem ser personalizáveis, com a possibilidade de escolher estampas de cadernos, cores de canetas e assim por diante.

Use essa técnica e crie um kit papelaria para facilitar o processo de compra do seu cliente. Isso porque as listas de material escolar são normalmente extensas, tornando a experiência demorada e cansativa.

Oferecer uma alternativa em que o cliente compre tudo o que precisa em um só clique pode ser o toque especial que vai diferenciar o seu e-commerce da concorrência.

5 – Ofereça entrega expressa

Mesmo que você tenha promoções e descontos, a entrega do seu e-commerce também precisa ser um atrativo. 

O frete é fator decisivo para compra online. Portanto, é necessário oferecer boas opções de entrega para garantir a venda.

Para isso, você pode disponibilizar entrega rápida como estratégia. Afinal, quem compra em lojas físicas leva os produtos para casa na mesma hora. Entregas no mesmo dia para a sua cidade e região é interessante, mesmo que seu cliente tenha que pagar um pouco mais por isso.

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O frete é um dos maiores motivos de abandono de carrinho nas vendas pela internet. Segundo o portal UOL Meu Negócio, 44% das pessoas entrevistadas apontaram o valor da entrega como um obstáculo na hora de finalizar uma compra online. 

Por isso, é importante que o frete da sua papelaria seja barato e atraente. E é aí que o Melhor Envio ajuda o seu negócio a não perder vendas pelo frete.

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