Manequins vestidos. Exibições atraentes de móveis elegantes e trajes de banho coloridos. E placas de lojas que promovem marcas exclusivas e reconhecidas nacionalmente. O SuperCenter redesenhado do Walmart, localizado a apenas 26 quilômetros de sua sede no noroeste do Arkansas, reflete as ambições do varejista de fazer com que mais clientes recorram às suas lojas e site para encher seus armários e salas de estar, juntamente com suas geladeiras.
É o novo modelo da varejista, e em breve se espalhará pelo país. O Walmart planeja abrir mais 30 lojas redesenhadas até o final de janeiro e centenas mais no ano fiscal seguinte, disse o diretor de merchandising, Charles Redfield. Ele disse que os locais variam um pouco e terão elementos diferentes da loja piloto. Eles serão usados para testar e aprender antes que o Walmart lance o visual mais amplamente, disse ele.
O Walmart é o maior supermercado do país em receita, mas quer impulsionar mais vendas de itens de maior margem, como vestuário. Nos últimos cinco anos, a varejista lançou novas marcas e firmou parcerias com empresas como Reebok, Gap e Justice para expandir suas ofertas em vestuário, casa e outras categorias discricionárias. Essas marcas geralmente vêm com um preço mais alto e foco no estilo. Muitos estão expandindo para mais grandes lojas do Walmart.
A estratégia do varejista ganhou mais urgência, depois que os ganhos do Walmart no primeiro trimestre decepcionaram Wall Street no mês passado e reduziram as expectativas de lucro . O mix de mercadorias do Walmart no período contribuiu para a perda de resultados . Como os clientes gastaram mais em mantimentos e gasolina por causa da inflação, alguns decidiram não comprar outros itens mais lucrativos, como roupas e TVs – as mesmas compras que tendem a aumentar os lucros.
Walmart: mudanças do consumidor
Uma retração nos gastos discricionários está atingindo os varejistas em geral, especialmente porque as empresas ultrapassam o período de um ano atrás, quando os compradores tinham dólares extras com as verificações de estímulo. Para o Walmart, as vendas de mercadorias em geral nos EUA caíram no primeiro trimestre, atraindo menos dólares do que no mesmo período do ano passado, mesmo com as vendas líquidas gerais dos EUA subindo para US$ 96,9 bilhões, de acordo com os registros do Walmart.
Para agravar os problemas, os varejistas – incluindo Target , Kohl’s e American Eagle Outfitters – acumularam excesso de estoque, já que os consumidores desprezam alguns itens populares da pandemia, observam o orçamento e decidem gastar em viagens ou jantares em vez de mercadorias.
O Walmart informou que também tinha mercadorias em excesso, com níveis de estoque acima de 33% em relação ao ano anterior. O CEO dos EUA, John Furner, disse na semana passada em um dia de investidores que levará “alguns trimestres” para voltar para onde o varejista quer estar. Ele estimou que cerca de 20% desse excedente é mercadoria que a empresa gostaria de “apenas desejar”. A empresa se recusou a comentar mais sobre sua estratégia de vender suas mercadorias, depois que a Target compartilhou seus planos de estoque agressivos.
Cerca de 32% das vendas líquidas do Walmart nos EUA vieram de mercadorias em geral nos últimos anos, de acordo com registros da empresa. Isso caiu para 28% no trimestre mais recente. Na Target, 54% das vendas vêm de mercadorias em geral, de acordo com seu relatório anual mais recente.
Há uma grande oportunidade para o Walmart se puder usar a frequência das compras de supermercado nas lojas e a popularidade de opções on-line, como retirada na calçada, para aumentar as vendas de mercadorias em geral, disse Robby Ohmes, analista de varejo do Bank of America.
Além disso, disse ele, os preços rastejantes podem incentivar um comprador novo ou pouco frequente do Walmart a dar uma chance à loja de descontos.
“Todo mundo está controlando a inflação”, disse Ohmes. “Haverá grupos de pessoas que se encontram no Walmart que normalmente não o fariam – para que possam obter um fluxo melhor de clientes à medida que as pessoas se tornam mais conscientes do valor”.
Preços mais baixos
Em seu site e em um número crescente de lojas, o Walmart ampliou seus estilos e preços. Além de básicos baratos, vende vestidos de verão e tops de marcas exclusivas, Scoop e Free Assembly, que os clientes podem levar para as férias ou para uma festa. Traz jeans que um cliente poderia usar para jantar da Sofia Jeans, marca exclusiva desenvolvida com a atriz Sofia Vergara.
E em casa, o Walmart também está vendendo estilos mais aspiracionais – incluindo uma coleção desenvolvida com Clea Shearer e Joanna Teplin, as estrelas por trás de “The Home Edit” da Netflix.
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Fonte: CNBC