O Walmart revelou duas novas ferramentas alimentadas por inteligência artificial durante a conferência CES, em Las Vegas, para ajudar os compradores a procurar rapidamente por produtos e automatizar o processo de reencomenda de itens frequentemente solicitados.
A maior varejista do mundo lançou uma nova ferramenta de busca GenAI desenvolvida combinando os modelos de IA da Microsoft com os dados dos compradores do Walmart para permitir que os compradores busquem produtos usando casos de uso específicos, em vez de por marcas ou itens.
Os compradores poderão pesquisar usando termos como “preparar a casa para assistir o próximo jogo” ou “me ajude a planejar uma festa com tema de unicórnio para minha filha” e receberão uma lista selecionada de produtos, em vez de pesquisar individualmente por batatas fritas, asas e balões, disse a empresa.
A funcionalidade, atualmente disponível para usuários do iOS, será lançada para usuários do site e do aplicativo Android ainda este ano, afirmou a empresa.
Mostrando outro caso de uso da IA, a empresa disse que está desenvolvendo uma ferramenta chamada “Walmart InHome Replenishment” que ajudará os compradores que usam seu serviço de entrega InHome baseado em assinatura a preencher rapidamente carrinhos de compras online com itens comumente solicitados.
Assim como fabricantes de carros e gadgets, os varejistas estão em uma corrida para encontrar usos do consumidor para a tecnologia Generative AI, que ganhou destaque desde o lançamento do ChatGPT no final de 2022.
Já a Amazon.com implementou ferramentas de IA generativa para ajudar anunciantes a aprimorar a segmentação de anúncios e permitir que comerciantes produzam promoções rapidamente. Na segunda-feira, a Volkswagen anunciou na conferência CES que incorporaria o ChatGPT em seus carros.
Na terça-feira, o Walmart também anunciou a disponibilidade expandida de uma ferramenta de IA interna chamada My Assistant para funcionários baseados em 11 países e lançou um serviço habilitado para IA e visão computacional que eliminaria a necessidade de os compradores terem seus recibos verificados por um funcionário em suas lojas Sam’s Club.
Atualmente em fase piloto em 10 lojas Sam’s Club, a tecnologia utiliza uma combinação de câmeras e tecnologia de processamento de IA na área de saída das lojas para capturar imagens de carrinhos e verificar o pagamento de todos os itens dentro de um cesto.
O Walmart disse que espera expandir rapidamente essa tecnologia para quase 600 clubes até o final do ano, após os compradores consistentemente avaliarem os tempos de espera na saída como um “ponto de dor”.
*Este conteúdo usa informações da Reuters. O E-Commerce Brasil está em Las Vegas para cobertura da CES 2024.