Nesta terça-feira (20/02), o Walmart divulgou o crescimento de 23% de suas vendas gerais e-commerce no trimestre. Globalmente, as vendas líquidas online representaram cerca de 18% das vendas líquidas totais, que totalizaram US$ 173,4 bilhões. Como já mostramos, o grupo tem empenhado os esforços omnichannel para superar a Amazon no digital.
Os dados adicionais fornecidos pelo Walmart observam que, nos EUA, as vendas de produtos básicos aumentaram 4%, com destaque para alimentos e saúde e bem-estar — embora tenham sido parcialmente compensadas pela fraqueza em mercadorias em geral.
Além do aumento de 4,3% no número de transações, a empresa disse que as vendas de produtos de mercearia subiram na casa dos pontos percentuais de meio dígito, enquanto as de mercadorias em geral caíram na faixa de um dígito. Este último fato, segundo o Walmart, se dá principalmente pela fraqueza nos produtos domésticos, sazonais e brinquedos.
Entrega e coleta na loja
Por conta do grande desempenho do e-commerce, o grupo revelou um aumento de dois dígitos em relação a coleta e entrega na loja. Outro destaque foi o crescimento de 20% nos vendedores do marketplace e um aumento de 22% nas vendas de publicidade do Walmart Connect.
Durante a teleconferência com analistas, o CEO Doug McMillon anunciou que em 2023 a empresa ultrapassou pela primeira vez a marca de US$ 100 bilhões em vendas de comércio eletrônico. O futuro do Walmart, segundo ele, está nos esforços omnichannel — também mencionou que a remodelação de mais de 900 lojas em todo o mundo está progredindo rapidamente, incluindo 650 lojas nos EUA.
Futuro próspero
O CFO do Walmart, John D. Rainey, acrescentou que as vendas internacionais de comércio eletrônico aumentaram 44%, atingindo uma penetração de 25%. Só nos EUA, de acordo com ele, as vendas de entrega em loja aumentaram quase 50% no trimestre mais recente, atingindo uma taxa de execução mensal de US$ 2 bilhões.
Sobre o futuro, durante o atual ano fiscal (que é o ano fiscal de 2025), o Walmart prevê que as vendas líquidas em moeda constante aumentarão entre 3% a 4% e o crescimento do lucro operacional ultrapassará o crescimento das vendas.