O canal orgânico é responsável por 53% do tráfego de um site e quase metade dos profissionais de marketing digital afirmam que a busca orgânica possui o melhor ROI, segundo dados da Demand Sage. Ainda assim, muitas vezes este é um canal negligenciado.
Segundo dados do Gartner CMO Spend Survey 2022, mais da metade do orçamento de marketing digital é alocado em canais pagos, incluindo anúncios em redes sociais e nos sites de busca. Isso demonstra a falta de proporção entre investimento e resultados em diferentes canais de marketing.
Com o objetivo de reduzir esta lacuna e demonstrar o quanto as empresas têm a ganhar com o canal orgânico, a Web Estratégica está oferecendo uma análise gratuita deste canal.
Análise de desempenho no canal orgânico e comparação com a concorrência
A Web Estratégica é uma consultoria de SEO e Marketing de Conteúdo que há mais de 10 anos ajuda grandes marcas a gerar receita com o canal orgânico.
Com um time composto por alguns dos nomes da primeira geração de SEO no Brasil, a Web Estratégica resolveu compartilhar um pouco de sua experiência para ajudar outras empresas a compreenderem seu desempenho nos mecanismos de busca.
“É preciso mostrar para as empresas que essa dependência exagerada de anúncios não é sustentável no longo prazo e que o canal orgânico é uma excelente forma de reduzir o CAC e aumentar o ROI do marketing”, afirma Rafael Rez, CMO na Web Estratégica. “Queremos levar a discussão sobre este canal para os líderes de marketing e, com a nossa experiência, demonstrar que eles deixam dinheiro na mesa quando não usam o canal orgânico como uma fonte de receita”, completa o executivo.
As análises realizadas pela Web Estratégica são feitas por um time de profissionais que já participou de projetos com marcas como Leroy Merlin, Magalu, Panvel, Omie, entre outras. Entre as informações levantadas por este time estão:
– A variação do tráfego orgânico no último ano;
– As palavras-chave indexadas por posição no Google;
– As métricas de Core Web Vitals e sua importância;
– Seu desempenho comparado à concorrência.
Além dos dados, a análise ainda conta com uma explicação de cada um destes pontos detalhando como eles impactam no desempenho do site e, consequentemente, na geração de receita.
Qualquer empresa pode solicitar uma análise de desempenho no canal orgânico, desde que cumpra dois critérios: possuir ao menos 100 mil acessos orgânicos mensais e um site com objetivo bem definido (como venda online ou geração de leads, por exemplo).
Para solicitar a análise basta acessar o site da empresa e preencher os dados. A equipe irá verificar se a empresa se enquadra nos critérios estabelecidos e entrar em contato para apresentar os resultados do estudo.