O canal da vez é o WhatsApp. Se antes o “zap” era aquele canal privado, impenetrável, hoje, as empresas veem uma oportunidade crescente e latente para vender seu produto. E não é à toa porque, só no Brasil, são mais de 120 milhões de usuários no WhatsApp, que por sua vez está instalado em 99% dos celulares no país. Assim, muito tem sido falado além das oportunidades, mas sobre privacidade, LGPD, e assim por diante. Mas, vamos dar um passo para trás: será que o WhatsApp é a receita do sucesso, o grande salvador da pátria?
Comecemos pelo fato indiscutível: o canal abriu portas para um novo jeito de fazer negócios e de se comunicar com o cliente. Já é um fato que, se bem usado, o WhatsApp alavanca vendas e cria proximidade com o consumidor da sua marca. Entretanto, vale destacar alguns pontos importantes que estão sendo muito discutidos dentro das empresas.
André Sabioni, Head of Industry da Meta, destacou, durante sua incrível palestra no Fórum E-Commerce Brasil 2022, que “o WhatsApp precisa ser um ambiente receptivo, não pode ser tratado como mídia.” isso mesmo. O WhatsApp serve de “vitrine” para o seu produto e, se não for visto como tal, o canal pode virar um grande e chato spam para quem recebe as mensagens das empresas, segundo o próprio Sabioni.
E, como em toda loja, a vitrine é apenas parte do todo. E o WhatsApp é também parte de algo muito maior. Claro, o canal vai contribuir muito para refinar e transformar a experiência do cliente, mas uma experiência excepcional depende também de dados vindos das outras plataformas, aí sim, estamos falando das mídias.
Este ponto se destaca muito porque, atualmente, 86% da descoberta de produtos vem do ecossistema Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp). Ou seja, estes canais podem até se sair muito bem sozinhos mas, quando conectamos informações para além de um só canal, é possível orquestrar jornadas e experiências relevantes e completas.
E agora só nos resta uma resposta para aquela pergunta: não, o WhatsApp não é o salvador da pátria e muito menos receita de sucesso, mas sim parte de uma estrutura complexa, que precisa ser estrategicamente arquitetada para garantir melhores experiências e, consequentemente, mais conversões.
A Insider sabe que as jornadas cross-channel são fundamentais para qualquer ECommerce, e é por isso que ajudamos times de marketing a construir jornadas únicas conectando todos os dados do seu negócio.
Então, pense no WhatsApp e nas mídias como grandes protagonistas da jornada e descubra como aprofundar a conexão com o seu consumidor solicitando uma demonstração e criando experiências como você nunca viu.
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