O uso de meios digitais para os fins mais diversos no e-commerce tornou-se recorrente, com cada canal servindo para um propósito específico. Na pesquisa NuvemCommerce 2024, da Nuvemshop, detectou-se que a adoção às midias sociais é geral entre as pequenas e médias empresas (PMEs) online.
De forma geral, a lista das mais utilizadas pelas companhias inclui Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram e TikTok. Enquanto algumas aparecem em mais de um tipo de ação, outras são desenvolvidas em assuntos determinados.
Abaixo, entenda como as PMEs traçam suas estratégias utilizando as mídias sociais citadas:
Conteúdo
Na criação de conteúdo no online, o estudo identificou um uso maior do Instagram, rede de fotos pertencente à Meta, na divulgação das lojas virtuais. A holding, aliás, também conta com bom desempenho do Facebook.
- Instagram - 59,5%
- WhatsApp - 39%
- Facebook - 38%
- TikTok - 22%
Um detalhe é que, como mostram os índices, é comum que as PMEs usem mais de uma mídia social em sua estratégia. Para a criação de conteúdo, neste caso, a divisão é equilibrada entre os formatos disponíveis.
*A porcentagem diz respeito a quantidade de PMEs online que usam a mídia social
Atendimento
O WhatsApp é o modelo principal para as empresas quando o assunto é atender clientes, muito por ser a principal proposta e já ser um meio digital muito difundido no Brasil.
- WhatsApp - 59%
- Instagram - 50%
- Facebook - 24%
Chama a atenção a aproximação do primeiro com o segundo colocado, Instagram. A rede evoluiu muito nos últimos anos e saiu da esteira de uma mídia social de compartilhamento de fotos para um canal de vendas e comunicação.
Vendas
Como canal de comercialização de produtos, cerca de 87% das PMEs utilizam redes sociais para comercializar seus produtos, além de sua própria loja online.
- WhatsApp - 44%
- Telegram - 44%
- Instagram (Instagram Shopping) - 37%
- Facebook (Facebook Shops) - 22%
Anúncios
As mídias sociais também são vistas como oportunidade promover campanhas de anúncios pagos. De acordo com dados do NuvemCommerce 2024, a estratégia é utilizada por metade dos empreendedores entrevistados.
- Instagram Ads - 60%
- Facebook Ads - 60%
Em termos de valor, temos os seguintes investimentos:
- Menos de R$ 300 - valor investido por 34%;
- De R$ 300 a R$ 1 mil - valor investido por 13%;
- De R$ 1 mil a R$ 5 mil - valor investido por 6,5%.