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WhatsApp, Instagram e mais: quais são as mídias sociais mais utilizadas por PMEs do e-commerce

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O uso de meios digitais para os fins mais diversos no e-commerce tornou-se recorrente, com cada canal servindo para um propósito específico. Na pesquisa NuvemCommerce 2024, da Nuvemshop, detectou-se que a adoção às midias sociais é geral entre as pequenas e médias empresas (PMEs) online.

PMEs online - mídias sociais - e-commerce
(Imagem: Freepik)

De forma geral, a lista das mais utilizadas pelas companhias inclui Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram e TikTok. Enquanto algumas aparecem em mais de um tipo de ação, outras são desenvolvidas em assuntos determinados.

Abaixo, entenda como as PMEs traçam suas estratégias utilizando as mídias sociais citadas:

Conteúdo

Na criação de conteúdo no online, o estudo identificou um uso maior do Instagram, rede de fotos pertencente à Meta, na divulgação das lojas virtuais. A holding, aliás, também conta com bom desempenho do Facebook.

  • Instagram - 59,5%
  • WhatsApp - 39%
  • Facebook - 38%
  • TikTok - 22%

Um detalhe é que, como mostram os índices, é comum que as PMEs usem mais de uma mídia social em sua estratégia. Para a criação de conteúdo, neste caso, a divisão é equilibrada entre os formatos disponíveis.

*A porcentagem diz respeito a quantidade de PMEs online que usam a mídia social

Atendimento

O WhatsApp é o modelo principal para as empresas quando o assunto é atender clientes, muito por ser a principal proposta e já ser um meio digital muito difundido no Brasil.

  • WhatsApp - 59%
  • Instagram - 50%
  • Facebook - 24%

Chama a atenção a aproximação do primeiro com o segundo colocado, Instagram. A rede evoluiu muito nos últimos anos e saiu da esteira de uma mídia social de compartilhamento de fotos para um canal de vendas e comunicação.

Vendas

Como canal de comercialização de produtos, cerca de 87% das PMEs utilizam redes sociais para comercializar seus produtos, além de sua própria loja online.

  • WhatsApp - 44%
  • Telegram - 44%
  • Instagram (Instagram Shopping) - 37%
  • Facebook (Facebook Shops) - 22%

Anúncios

As mídias sociais também são vistas como oportunidade promover campanhas de anúncios pagos. De acordo com dados do NuvemCommerce 2024, a estratégia é utilizada por metade dos empreendedores entrevistados.

  • Instagram Ads - 60%
  • Facebook Ads - 60%

Em termos de valor, temos os seguintes investimentos:

  • Menos de R$ 300 - valor investido por 34%;
  • De R$ 300 a R$ 1 mil - valor investido por 13%;
  • De R$ 1 mil a R$ 5 mil - valor investido por 6,5%.