Na última terça-feira (06), a Meta anunciou que está trabalhando para identificar e rotular as imagens geradas por Inteligência Artificial (IA) que os usuários compartilham em redes sociais da empresa, como Facebook, Instagram e Threads, nos próximos meses. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta, divulgou a novidade.
“Estamos atualmente desenvolvendo esse recurso, e nos próximos meses começaremos a aplicar rótulos em todos os idiomas possíveis em cada aplicativo. Continuaremos essa abordagem ao longo do próximo ano, que terá uma série de eleições importantes em todo o mundo, incluindo nos Estados Unidos”, afirmou Clegg.
A empresa pretende adicionar a identificação “gerado por IA” em conteúdos como fotos, vídeos e áudios artificiais, criados com ferramentas de outras empresas, como Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney ou Shutterstock. Embora a empresa já identifique imagens feitas por robôs usando sua própria ferramenta, a Meta IA, lançada em dezembro de 2023.
Clegg também mencionou que há uma confusão entre o conteúdo humano e o sintético, e os usuários desejam poder distinguir entre os dois. Embora ele acredite que o desenvolvimento desse novo recurso não eliminará totalmente o risco de disseminação de imagens falsas, certamente “minimizará” dentro dos limites tecnológicos atuais.
Texto elaborado com informações do Mobile Times.