Em busca de conscientizar sobre a necessidade de colocar o Employee Experience (EX) como prioridade, a Zendesk, realizou uma pesquisa sobre a experiência do colaborador e divulgou seus resultados no e-book “A importância do EX para os negócios” em parceria com a revista HSM Management. Reunindo dados significativos e cases de sucesso, o e-book é um ótimo ponto de partida para quem deseja aproveitar o melhor que a experiência do colaborador pode oferecer.
Os resultados são evidentes: no futuro do trabalho, os colaboradores são peças chave para o sucesso das organizações. Os dados revelaram que cada vez mais as equipes sabem o que querem — e isso vai além de uma rotina de trabalho flexível. Quem busca retenção de talentos precisa intensificar suas ações em prol do bem-estar organizacional, da saúde mental e satisfação das suas equipes.
A percepção do EX pelas empresas no futuro do trabalho
Embora 68% dos líderes enxerguem uma relação direta entre a experiência proporcionada ao colaborador e o crescimento do negócio, de acordo com o EX Trends da Zendesk, apenas 13% dos colaboradores estão satisfeitos com sua experiência de carreira, conforme demonstram os dados da Pesquisa Gartner presente no e-book. Essa desconexão entre os dados evidencia que os investimentos feitos pelas empresas em EX podem não estar sendo percebidos pelos colaboradores, simplesmente porque muitas iniciativas não levam em consideração as perspectivas deles.
Uma das possíveis razões para que isso aconteça é que a maioria das empresas ainda não enxerga a EX como geradora de receita direta, assim como elas percebem a experiência do cliente, o CX. “O que une estas duas jornadas, de EX e de CX, é que em ambos os casos, as pessoas querem ter um atendimento personalizado, eficiente e conveniente”, comenta Pedro Fontes, vice-presidente de vendas da Zendesk Brasil.
Para Bruna Mascarenhas, professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e coautora do livro Employer Branding, os dois estão intrinsecamente ligados. “Os colaboradores querem ver o cliente feliz, ver a empresa prosperar, mas, quando há uma experiência ruim, a sensação de impotência leva à desmotivação”, afirma.
Mas afinal, para que direção caminha o futuro da Experiência do Colaborador? Como é possível despontar na frente em um cenário cada dia mais competitivo e desafiador? Estas são algumas das perguntas que o conteúdo do e-book visa responder. Após a leitura, conseguimos inferir que, para empresas que querem contratar e manter os melhores talentos precisam investir em uma melhor estratégia de Employee Experience.
Mas como é possível melhorar a jornada do colaborador?
Dentre as ações que um gestor pode realizar para melhorar a jornada do colaborador, a pesquisa apontou como destaque:
- Uso de tecnologia: hoje em dia, esse é um ingrediente fundamental para uma EX positiva ao eliminar burocracia, agilizar processos e trazer autonomia e mobilidade. O CTO Latam da Zendesk Walter Hildebrandi destaca, no entanto, que esse processo deve estar em todas as etapas da jornada do colaborador, desde seleção e onboarding passando por upskilling, desenvolvimento de carreira e suas demandas durante as fases de seu ciclo de vida na companhia.
- Inteligência artificial: Não é nenhuma novidade que a inteligência artificial pode ser usada para automatizar as respostas para perguntas rotineiras e completar tarefas repetitivas sem intervenção humana. Com ferramentas inovadoras e plataformas em nuvem, as empresas que já começaram a investir na jornada do colaborador são capazes de utilizar a inteligência artificial ao seu favor, colhendo e mensurando dados importantes sobre a jornada dos seus funcionários para oferecer uma EX efetiva e estimular seu crescimento.
- Propósito e Employer Branding: Em 2025, mais de 75% da população trabalhadora será composta por millennials, segundo pesquisas da Deloitte. Essa nova força de trabalho impactará na maneira como as empresas buscam reter seus talentos, afinal, para a maioria desses colaboradores, a comunicação funciona melhor digitalmente e uma cultura inclusiva, flexível e com mais oportunidades para o crescimento é mais valorizada. Essa estratégia, além de criar maior senso de pertencimento, é um forte fator de atratividade – e é sobre isso que se trata o Employer Branding “Uma boa marca empregadora fala com os candidatos ideais para ela, aqueles que se identificam com sua proposta”, destaca Bell Gama, sócia-fundadora da AIR, primeira empresa de Employer Branding do Brasil.
A tecnologia abriu portas para um futuro do trabalho mais digital: com os dados, somos capazes de criar uma estratégia de jornada do colaborador com foco na performance, priorizando a resolução de desafios como rotatividade e baixo engajamento. Dessa forma nasce um Employee Experience voltado para o crescimento profissional e pessoal, gerando mais produtividade e flexibilidade, e impactando positivamente o ROI das empresas.
“Os departamentos de recursos humanos estão se aprofundando na experiência do colaborador para encontrar insights e tecnologias que possam melhorar essas relações, não só re-imaginando o espaço de trabalho por conta dos novos modelos híbridos, como também a experiência em todos os pontos de contato do colaborador com a empresa”, ressalta Fontes.
E na prática? Como aproveitar as vantagens do EX?
Investir em EX é uma mudança necessária. Cada vez mais as equipes sofrem com a pressão e a grande demanda, sem o apoio que precisam para serem eficientes. Com o futuro do trabalho, a complexidade das funções aumenta e com isso, uma boa experiência do colaborador é o divisor de águas entre manter seus talentos motivados e engajados ou vê-los abandonarem o barco. Por isso, muitas empresas estão correndo atrás e investindo em ferramentas e tecnologia que ajudam a criar uma estratégia mensurável e efetiva para uma melhor jornada do colaborador.
Mas como saber a hora certa de dar o primeiro passo? Essa e outras respostas estão no e-book: “A importância do EX para os negócios”, no qual você ainda pode se inspirar com histórias de sucesso de empresas que já têm obtido resultados positivos ao investir em seu EX.