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11 coisas essenciais de marketing ao se planejar um novo e-commerce

Por: Neil Patel

Co-fundador da NP Digital. O The Wall Street Journal o considera como top influencer. A Forbes diz que ele está entre os 10 melhores profissionais de marketing e a Enterpreuner Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mercado. O Neil é um autor best-seller do New York Times e foi reconhecido como um dos 100 melhores empreendedores até 30 anos pelo presidente Obama e como um dos 100 melhores até 35 anos pelas Nações Unidas.

A criação de um site ou e-commerce é uma das decisões mais importantes de todos os tempos de um negócio. E você não vai querer estragar tudo.

Infelizmente, existem muitas coisas que podem estragar tudo. E, infelizmente, muitas empresas estragam tudo mesmo.

Você pode lutar contra uma legião de demônios logo de cara se você for pensar em todos os problemas. Existem umas poucas coisas para se manter em mente que vão lhe poupar muitas dores de cabeça, poupar o seu dinheiro e permitir que o seu negócio floresça.

Aqui estão as coisas fundamentais que eu aprendi, vi, e quero que você saiba.

1.Deixe todo mundo falar de suas preocupações

Se alguém quiser dar uma opinião sobre o seu e-commerce, deixe que o faça. Você precisa ter uma ideia básica de quem está envolvido no processo de decisão. Essas pessoas são as que compõem o planejamento ativo. Se houver alguém que talvez possa ser parte do processo (mas você não tem certeza), convide-o mesmo assim.

Você precisa ter essas informações mais cedo do que mais tarde.

Dica-pró: devem haver mais pessoas fornecendo informações do que você provavelmente imagina. Obviamente, cozinheiros demais podem melar o caldo do site, mas é melhor escutar opiniões logo no começo do que ouvir reclamações quando tudo estiver terminado.

2. Escolha um CMS flexível

“CMS” significa Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). O CMS é o aplicativo que você utiliza para criar conteúdo, publicar artigos, organizar arquivos e manter um site.

Basicamente, é importante.

Você deve escolher um CMS que lhe permite fazer mudanças você mesmo, sem ter que comprar mais ferramentas ou pagar taxas exorbitantes para um desenvolvedor. Eu prefiro um CMS livre como o WordPress porque é simples, flexível, poderoso e com um bom custo-benefício.

3. Contrate um ótimo escritor logo de começo

Uma pessoa chave para o desenvolvimento de excelente site é um excelente escritor/redator. Certifique-se de contratar o melhor redator publicitário que o seu dinheiro pode pagar.

Um bom redator possui as habilidades de “soar bem”, dar uma boa aparência à escrita e converter interessados em clientes. Lembre-se, o conteúdo é o mais importante. Além disso, é o conteúdo que impulsiona a conversão. O seu site ou e-commerce é feito de conteúdo, tanto quanto é feito de codificação e design.

O seu redator precisa pôr o teclado dele ou dela em ação o quanto antes possível, escrevendo manchetes, criando descrições e preparando o seu site para ser lançado.

4. Coloque o seu conteúdo acima do fold

É moda utilizar nos sites o efeito parallax e grandes banners chamativos no seu centro (Hero Image). Isso é ótimo, sou totalmente a favor de um grande design.

Mas não se esqueça do conteúdo.

As melhores práticas de SEO insistem que todo conteúdo acima do fold é estratégico para otimizar o seu site para aparecer em buscadores de internet. O “fold” é a área do site que é visível para o usuário sem a necessidade de rolar a página. O Google e outras ferramentas de pesquisa preferem enxergar conteúdo indexável o mais cedo possível na página.

5. Faça alguns breadcrumbs

Breadcrumbs são auxiliares de navegação. Eles geralmente consistem em pequenos links de texto que aparecem no topo da página, mostrando aos usuários o caminho que eles seguiram para chegar naquele ponto do site.

Breadcrumbs são uma ótima escolha por muitos motivos e o último deles não é a experiência dos usuários. As pessoas gostam de ver onde elas estão na estrutura de um site. Além disso, breadcrumbs melhoram o SEO.

6. Pense numa estrutura expansível

Criar a estrutura de um site/e-commerce pode ser algo complicado. Você sabe que precisa de categorias e mobilidade, mas você pode não saber exatamente como estruturar as coisas para o crescimento futuro do site.

Eu recomendo que você pense a longo prazo quando for criar a estrutura do seu site ou e-commerce, porque o seu site vai se modificar indubitavelmente ao longo do tempo. Se você escolher a estrutura errada ao começar, você ficará para sempre frustrado pela falta de flexibilidade e expansão.

Desenvolva uma estrutura que lhe dê liberdade para expandir seu conteúdo, adicionar produtos e realizar mudanças sem que ela fique confusa e abarrotada.

A estrutura do site também causa impacto no SEO de forma significante. Uma estrutura limpa e simples é a melhor.

7. Crie títulos para as páginas

Toda página de internet tem (ou deveria ter) um título. O título faz parte da codificação <title> que diz às ferramentas de busca e navegadores qual é o nome da página.

Por que o título importa? Porque o título é o componente mais importante da otimização para as ferramentas de busca.

Eu vi alguns negócios criarem todo o seu site esquecendo-se completamente de dar títulos às suas páginas. O site se debate com as ferramentas de busca simplesmente porque não possui um dos mais essenciais fundamentos técnicos – o título.

Assegure-se de que você está criando títulos de blog incríveis e propícios para ferramentas de busca desde o princípio.

8. Crie H1s

Um H1 é uma tag HTML que fica no cabeçalho principal de um site. Eles são importantes da mesma forma que um título é importante. Eles importam para o SEO.

Uma página deve possuir apenas um H1, e ele deve ser diferente dos outros títulos do site. O seu redator se provará um recurso valioso no desenvolvimento de H1s para cada uma das suas páginas.

9. Contrate um AI

O que é um AI e por que eu preciso de um?

AI significa Arquiteto de Informação. Um arquiteto de informação ajuda a fazer com que um site seja fácil para as pessoas usarem. Um AI é capaz de analisar um site pela perspectiva da experiência e do conhecimento do usuário final. O AI analisa a fluidez do site, sua navegabilidade, estrutura, o fluxo de informações e o processo de decisão.

Ao trabalhar com AIs, eu percebi que suas contribuições são incalculáveis. Um AI, especialmente um que faça wireframes, pode moldar um site que é bonito, perfeitamente integrado, fácil de navegar e agradável de se usar.

O seu AI talvez seja o membro mais valioso de uma equipe de otimização de conversão. Resolver esses problemas o mais cedo possível no processo será uma imensa vantagem para os seus esforços de marketing.

10- Contrate um desenvolvedor UX

Estou lhe falando para contratar mais alguém? Sim.

Estou assumindo que você já possui o seu desenvolvedor e o seu designer em parceria para o desenvolvimento de um site de arrebentar, mas estou sugerindo que você também contrate um AI e um desenvolvedor UX. Um desenvolvedor UX, também chamado apenas de UX ou UI, é responsável por se assegurar que os usuários tenham uma ótima experiência no seu site.

Isso está, bem, muito geral, deixe eu ser mais específico. Entre designers e desenvolvedores há uma enorme lacuna de informação, habilidades e tarefas. Essa é a região do desenvolvedor UX. O UX é frequentemente responsável por criar um protótipo de site em parceria com o AI. É tarefa do UX decidir como um usuário poderá utilizar o site da melhor forma.

Se eu tivesse que apontar uma coisa como o elemento mais importante do desenvolvimento de web, eu diria usabilidade. Em essência, otimização de conversão se trata realmente de otimização de usabilidade. Otimização de Ferramenta de Busca, também, diz mais respeito à usabilidade do que a truques e macetes.

Uma ótima experiência de usuário é a chave que que abre os tesouros do poder de marketing. E o designer de UX é quem possui essa chave.

11. Contrate um SEO

A menos que você tenha conhecimentos de SEO ou uma boa quantidade de SEOs na sua equipe, então eu também recomendo que você contrate alguma ajuda.

Eu mencionei SEO ou otimização de ferramentas de busca várias vezes neste artigo.

O marketing pode ser visto como uma matéria bastante simples. Mas, quando você vai mais fundo, você se dá conta que o marketing digital é extremamente complexo. E aqui é onde o SEO pode levá-lo – uma complexidade sem fim.

Considerando que você originalmente estava falando sobre marketing, agora você está envolvido numa discussão de notação de metadata de vídeo compatível com o mapa do site xml.

E isso é importante.

Apesar de as ferramentas de pesquisa terem evoluído muito desde os seus primórdios, ainda é importante criar um site que as pessoas possam encontrar facilmente.

Um SEO assegurará que você possa chegar lá, e vai lhe ajudar a evitar alguns erros óbvios e dolorosos que podem ser cometidos durante o processo de desenvolvimento.

Conclusão

Se você está convencido de que o seu site é importante, então eu recomendo que você o construa da melhor forma possível. Isso requer que você pense profundamente, faça muito planejamento, contrate as pessoas certas e não poupe despesas.

Os esforços não são fáceis, mas eles serão recompensados.

Quais os recursos de marketing que você considera serem importantes ao planejar o seu site?