Muitos já são os sellers, ou seja, aqueles que vendem dentro dos marketplaces, que começaram a se beneficiar das vendas geradas por estes canais, onde grandes lojas como Submarino e Americanas.com cedem espaço para terceiros venderem seus produtos por ali.
O espaço é aproveitado não apenas por varejistas, mas é algo que já atinge também grandes e pequenas indústrias, representantes e distribuidores. Todos, aos poucos, estão descobrindo que o alto tráfego reunido por essas lojas pode ser um acelerador nas vendas e resultados para suas próprias empresas.
Embora haja muito mais razões para que a indústria se integre aos marketplaces, destaco 3 delas a serem consideradas aqui:
1) O marketplace é um canal de vendas adicional
O principal motivo para se vender no marketplace é, claro, que este é um canal de vendas adicional para as fabricantes. Mais do que isso: é um canal relevante, que já tem apresentado resultados excelentes para varejistas, distribuidores e, bem, para as próprias indústrias que já começaram a utilizá-lo, como SEB Comercial, Burigotto, entre outras.
Para isso, o melhor é se cadastrar, integrar seus produtos e começar a vender. Uma sugestão para as indústrias é fazerem a integração a partir do ERP que elas já possuem ou de sua plataforma, se tiverem. Elas também podem se beneficiar de uma integradora para facilitar o processo de entrada e gestão de pedidos em diferentes canais.
2) A indústria consegue competir por preço
Para que uma oferta apareça em destaque nos canais de marketplace, nos lugares conhecidos como seller box e buy box, ou seja, as principais ofertas e a principal respectivamente, é justamente o preço, além de demais critérios como frete, reputação, entre outros pré-definidos por cada canal.
Para isso, algo que pode ajudar ainda mais as indústrias e varejistas é contar com uma ferramenta de precificação automatizada. Algumas delas já possuem versões totalmente voltadas ao universo do marketplace e permitem que o seller dê lances de preço poucos centavos melhores que os da buy box. Com isso, ele consegue manter sempre a melhor posição neste quesito e ter mais chances de aparecerem destaque.
3) Só se paga uma comissão sobre vendas
Um dos fatores que faz com que o marketplace seja um canal de vendas bem-sucedido é justamente porque ele dá liberdade ao seller de explorar o canal abertamente e só pagar uma comissão sobre os produtos que ele vender. Isso dá maior autonomia aos fabricantes que vendem ali e que podem “testar” a eficiência do canal na prática.
Para isso, a indústria se integra aos canais desejados, usa sua expertise para aprimorar a oferta, recebe os pedidos, faz a entrega dos mesmos para o consumidor e recebe o pagamento.
Com a conclusão da venda, o marketplace desconta a comissão e paga o seller pelo produto, então, a fabricante não tem qualquer tipo de investimento inicial.
Estas razões são as principais para que a indústria não perca oportunidades de alavancar mais resultados nos canais de marketplace. Mas, a aproximação da Black Friday, a principal data do comércio e onde 84% dos e-shoppers disse ter intenção de comprar, segundo pesquisa do E-bit, pode ser mais uma razão para a indústria integrar-se a estes canais e aproveitar tantas oportunidades que podem surgir muito em breve!