A geração de leads B2B consiste em atrair as pessoas certas para o seu site e convertê-las em clientes. No mercado Business to Business online, o processo de lead generation pelo time de marketing é uma etapa crucial, uma vez que os contatos desses potenciais consumidores serão repassados à equipe de vendas.
Neste artigo, eu te conto algumas formas de gerar leads qualificados para o seu negócio B2B. Veja quatro delas!
1 – Chat online no site
O chat ao vivo é capaz de gerar conversões e vendas de diversas formas. A ferramenta pode ser utilizada para facilitar a obtenção de uma demonstração gratuita do serviço, para responder dúvidas dos visitantes, para auxiliar no fechamento do pedido e ainda como um assistente de vendas.
Com o recurso, é possível obter informações dos consumidores e, assim, personalizar a experiência, além de fornecer dados fundamentais para que a equipe de vendas possa transformar visitantes indecisos em clientes.
Quer mais um argumento para investir em um chatbot? Dois em cada cinco consumidores B2B dizem que é mais fácil comprar quando o site tem um canal de autoatendimento.
2 – Inbound Commerce
Inbound Commerce é uma metodologia indicada para e-commerces B2B que precisam atrair, envolver e encantar os visitantes do site, transformando-os em promotores da marca.
Para atrair pessoas para a loja virtual e depois transformá-las em leads, existem alguns caminhos, e um dos principais é o conteúdo. Em formato de áudio, texto ou vídeo, o conteúdo funciona como um ímã para atrair público qualificado para o site, educar os visitantes sobre seus produtos ou serviços e captar leads para que você comece a se relacionar com eles por e-mail.
O objetivo do conteúdo é envolver a audiência, fornecer informações importantes e guiá-la ao e-commerce para a compra. Para isso, as mensagens devem contemplar todas as etapas do funil de vendas, isso porque nem todas as pessoas estão maduras o suficiente para comprar.
A grande vantagem do Inbound Commerce para a sua marca é permitir a construção de relacionamento com as pessoas e a formação de comunidade, aspectos altamente valorizados hoje em dia.
3 – Campanhas de marketing
Crie campanhas que incentivem a ação do usuário, que podem ser: download de um conteúdo aprofundado, inscrição em um webinar, preenchimento do formulário de contato, solicitação de orçamento ou pedido de demonstração.
Construa variações da campanha para rede de pesquisa, display no Google e para redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook). Invista também em anúncios no YouTube, mídia espontânea na imprensa e, é claro, em divulgação no blog do e-commerce.
4 – Conteúdos no LinkedIn
As redes sociais simplificaram a interação entre consumidores e empresas e se tornaram ótimos canais para impactar novos públicos e manter a marca na lembrança das pessoas.
Mas como gerar leads nas redes sociais? No mercado B2B, as grandes oportunidades estão no LinkedIn, rede na qual quatro em cada cinco usuários são responsáveis por decisões de negócio.
É possível gerar leads de forma orgânica no LinkedIn, mas isso requer boa dedicação. A plataforma tem milhares de grupos de discussão de diversos assuntos. Para encontrar os que se relacionam com seu nicho, digite na busca palavras-chave que descrevem a sua indústria. Nesses grupos, participe das discussões e compartilhe conteúdos ricos; concentre-se em ser útil!
Além dos grupos, que são uma forma orgânica de atingir as pessoas que você procura, existe a possibilidade de utilizar o LinkedIn Ads para gerar leads qualificados por meio de anúncios direcionados.
É possível segmentar os usuários por cargo, empresa, nível de experiência e setor; fazer retargeting dos visitantes do seu site e utilizar formulários de geração de leads, o que automatiza o preenchimento dos campos.
Aposte em conteúdos de valor para gerar leads B2B qualificados para o seu negócio. Produza materiais úteis, faça títulos interessantes, construa landing pages simples e objetivas e divulgue-os nos canais onde a sua persona está presente. Esse é o caminho mais eficiente para aumentar sua base de contatos!