O gatilho de urgência – também conhecido como escassez – é um recurso poderoso para aumentar as vendas, basta olhar para o sucesso da Black Friday e do Cyber Monday. Durante esses eventos, a oferta de produtos com desconto por preço limitado é capaz de congestionar o acesso a grandes e-commerces e causar filas nas portas de lojas físicas.
Segundo Robert Cialdini, psicólogo e perito internacional na arte da persuasão, isso acontece porque o ser humano é mais sensível a possíveis perdas do que ganhos. Ou seja, táticas como essa atuam como disparadores psicológicos, capazes de fazer o cliente sentir que vai perder aquela oferta caso não efetue logo a compra.
Veja como você aplicar de diferentes formas o gatilho de urgência:
Determine um prazo para suas ofertas
Ao divulgar ofertas especiais, você pode incluir um cronômetro em seu site indicando o tempo em que aquela promoção estará disponível. Esse recurso também pode ser utilizado nas divulgações da campanha por e-mail marketing.
Mostre quantos itens restam no estoque
Quando um item estiver acabando, deixe essa informação destacada na página da sua loja virtual. Você pode usar cores e fontes diferentes em frases como: “apenas 2 itens em estoque”.
Utilize urgência implícita em CTAs
Além de fazer promoções e vendas de produtos com período determinado para acabar, é possível usar recursos implícitos para estimular a decisão de compra. Um bom exemplo disso é o uso de call to actions como “compre agora”.
Não é uma urgência real, mas você está estimulando possíveis clientes a tomarem uma medida agora, já.
Transmita sensação de urgência com a cor vermelha
Para dar ainda mais destaque às suas ofertas ou a quantidade limitada de um determinado produto, altere essas informações na sua página para a cor vermelha. Na psicologia das cores, esse tom é associado ao senso de urgência, por isso frequentemente é utilizado em liquidações e até no botão “comprar”.
Apesar de ser um pequeno detalhe, é mais uma maneira de estimular a necessidade de prestar atenção e agir rapidamente.
A urgência é um catalisador forte para aumentar a taxa de conversão, mas não basta isso para aumentar as vendas do seu e-commerce. Mais do que implementar estratégias para conquistar novos clientes, é preciso oferecer uma boa experiência de compra e um atendimento impecável para que esse público volte a comprar na sua loja.
Além de responder de maneira educada e prestativa todas as dúvidas do consumidor, crie mecanismos para melhorar a logística da sua loja virtual e encaminhe e-mails e ofertas exclusivas ao longo do ano para atrai-lo à sua loja fora de períodos sazonais de venda.
Com todos esses pontos em equilíbrio, não há como errar.