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4 maneiras de utilizar o gatilho de urgência no seu e-commerce

Por: Michele Prado

Michele Prado tem mais de 13 anos de experiência em comunicação e marketing nos segmentos de e-commerce, logística, startups, fintech e educação. Impulsionou a conversão de diversas empresas com estratégias para aquisição de clientes, branding, marketing digital e automação.

O gatilho de urgência – também conhecido como escassez – é um recurso poderoso para aumentar as vendas, basta olhar para o sucesso da Black Friday e do Cyber Monday. Durante esses eventos, a oferta de produtos com desconto por preço limitado é capaz de congestionar o acesso a grandes e-commerces e causar filas nas portas de lojas físicas.

Segundo Robert Cialdini, psicólogo e perito internacional na arte da persuasão, isso acontece porque o ser humano é mais sensível a possíveis perdas do que ganhos. Ou seja, táticas como essa atuam como disparadores psicológicos, capazes de fazer o cliente sentir que vai perder aquela oferta caso não efetue logo a compra.

Veja como você aplicar de diferentes formas o gatilho de urgência:

Determine um prazo para suas ofertas

Ao divulgar ofertas especiais, você pode incluir um cronômetro em seu site indicando o tempo em que aquela promoção estará disponível. Esse recurso também pode ser utilizado nas divulgações da campanha por e-mail marketing.

Determine um prazo para suas ofertas

 

 

 

 

Mostre quantos itens restam no estoque

Quando um item estiver acabando, deixe essa informação destacada na página da sua loja virtual. Você pode usar cores e fontes diferentes em frases como: “apenas 2 itens em estoque”.

Mostre quantos itens restam no estoque

 

 

Utilize urgência implícita em CTAs

Além de fazer promoções e vendas de produtos com período determinado para acabar, é possível usar recursos implícitos para estimular a decisão de compra. Um bom exemplo disso é o uso de call to actions como “compre agora”.

Não é uma urgência real, mas você está estimulando possíveis clientes a tomarem uma medida agora, já.

Utilize urgência implícita em CTAs

Transmita sensação de urgência com a cor vermelha

Para dar ainda mais destaque às suas ofertas ou a quantidade limitada de um determinado produto, altere essas informações na sua página para a cor vermelha. Na psicologia das cores, esse tom é associado ao senso de urgência, por isso frequentemente é utilizado em liquidações e até no botão “comprar”.

Apesar de ser um pequeno detalhe, é mais uma maneira de estimular a necessidade de prestar atenção e agir rapidamente.

Transmita sensação de urgência com a cor vermelha

A urgência é um catalisador forte para aumentar a taxa de conversão, mas não basta isso para aumentar as vendas do seu e-commerce. Mais do que implementar estratégias para conquistar novos clientes, é preciso oferecer uma boa experiência de compra e um atendimento impecável para que esse público volte a comprar na sua loja.

Além de responder de maneira educada e prestativa todas as dúvidas do consumidor, crie mecanismos para melhorar a logística da sua loja virtual e encaminhe e-mails e ofertas exclusivas ao longo do ano para atrai-lo à sua loja fora de períodos sazonais de venda.

Com todos esses pontos em equilíbrio, não há como errar.