Para quem está na linha de frente da estratégia de marketing digital de um negócio, sabe o quanto é grande sua responsabilidade. Existe uma pressão enorme para que as ações que estão sendo executadas tenham o maior resultado possível.
Portanto, para gerar o melhor resultado em uma campanha, é importante haver organização, visão e (obviamente) uma boa definição de prazos para as estratégias atingirem resultados efetivos.
Sempre que tenho a oportunidade de conversar com gestores da área, percebo que em alguns casos existe uma falta de entendimento sobre qual estratégia adotar para o seu e-commerce — e até mesmo quais os prazos que determinada ação leva para trazer resultados.
Por isso resolvi separar neste artigo 4 pilares essenciais para que a sua estratégia de marketing seja eficiente e você obtenha excelentes resultados.
1 – Gestão de Tráfego
Um dos pilares mais importantes para qualquer negócio virtual é uma boa gestão de tráfego. E, quando falamos de e-commerce, essa etapa se torna ainda mais importante.
Porém, é importante entender que gerar tráfego não é simplesmente anunciar nas plataformas de mídia de qualquer forma. Você precisa ter uma visão muito clara sobre o seu público-alvo e quais os canais mais efetivos para impacta-lo. Somente a partir deste ponto deverá traçar um plano de comunicação por meio dessas mídias.
Um fator importante que pode contribuir no planejamento da estratégia de marketing digital é avaliar quais são os prazos que cada estratégia leva para você obter resultados satisfatórios.
Vou compartilhar um formato que acredito ser bastante efetivo, e que poderá ajudá-lo a priorizar melhor as suas ações. Nesse exemplo, vou separar em 2 quadrantes:
- Estratégias de curto/médio prazo;
- Estratégia de longo prazo.
Essa forma de organização contribui para uma visão mais específica sobre cada tipo de estratégia e canal. Ela é importante para você, gestor de e-commerce. Afinal, no seu segmento, o tipo de produto que trabalha pode ser altamente competitivo. Portanto, saber priorizar o seu plano de ação fará com que evite perda de recursos.
Canais de aquisição de curto/médio prazo
- Plataforma Google Ads (links patrocinados, shopping e remarketing);
- Social Ads (Facebook Ads e Instagram Ads);
- Afiliados (excelente para expansão de marca e conversão de vendas);
- Marketplace (caso faça sentido para o seu negócio).
Se as ativações desses canais forem feitas de forma correta, em aproximadamente 4 meses você terá uma amostra precisa dos resultados em vendas. Lembrando que marketplaces são excelentes canais para validação e também para expansão do seu e-commerce.
Canais de aquisição de longo prazo
- SEO;
- Marketing de conteúdo;
- CRM;
- Influenciadores.
Esses canais e estratégias também são importantes, porém o prazo de maturação tende a ser maior. Isso porque na maioria das vezes são ações indiretas, envolvendo muito desenvolvimento de conteúdo, onde o foco principal é gerar valor, formação de opinião e consciência no público-alvo. A venda, nesse caso, ocorre como consequência.
Se as ativações desses canais e estratégias forem feitas de forma correta, em aproximadamente 8 a 12 meses você terá uma amostra precisa sobre os resultados em vendas.
2 – Engajamento
De nada vale gerar tráfego, mover audiência por meio de conteúdo e mídias sociais, se a experiência em seu e-commerce for ruim.
No quadrante de engajamento, devemos pensar em toda a experiência que o usuário terá quando chegar em nosso e-commerce. Isso vale desde a navegação, forma que os produtos estão expostos, checkout, estrutura das ofertas e condições de pagamento, garantias.
Existem diversas plataformas que podem te ajudar nesta etapa do processo — do momento em que você inicia a sua operação, até o negócio já estar em um nível maduro e necessitar de funcionalidades mais complexas.
Lembre-se: a etapa de engajamento é um dos momentos mais importantes no processo de vendas. É aqui que você “convence” o seu cliente de que é a melhor opção para ele.
3 – Retenção
Um outro pilar importante que ajudará você a manter um fluxo de vendas constante e saudável é o pilar de retenção.
Muitas empresas cometem o erro e deixam essa etapa de lado, focando todos os seus esforços em ações voltadas para aquisição de novos clientes — consequentemente perdem muitas oportunidades.
Para trabalhar esta etapa de forma efetiva é importante, antes de tudo, saber quais são os perfis de clientes que você possui dentro da sua base.
Assim poderá segmentar essa base e criar os famosos clusters de clientes — grupos de pessoas, produtos, ações, etc. — tenham características semelhantes.
Neste pilar, as tecnologias de CRM e automação de marketing podem contribuir e tornar o processo mais ágil. Afinal, você conseguirá se relacionar com a sua base de clientes no momento certo, com a comunicação correta.
4 – Dados
Nunca se esqueça de avaliar as suas métricas e os indicadores chave de performance, pois a partir deste ponto você saberá se está no caminho correto ou não.
Sempre que avaliar a possibilidade de iniciar uma ação de marketing, é importante lembrar dos prazos mencionados anteriormente e também definir qual é o indicador de sucesso daquela determinada campanha.
Digamos que você queira, por meio de alguns influenciadores, gerar um impacto e reconhecimento de marca para o seu e-commerce. Neste caso, o seu objetivo principal pode ser gerar X novos visitantes para conhecer a sua marca.
Agora se você possui o objetivo de conversão de venda, deverá avaliar qual foi o volume de tráfego gerado pela ação, taxa de conversão, receita gerada e o ROI.
Ambas as ações possuem importância no processo de vendas, pois dificilmente você obterá uma boa performance sem construir uma audiência e reputação — assim como não adianta apenas trabalhar ações de branding sem obter resultados futuros em vendas. Performance e branding andam lado a lado, e por isso é preciso focar em extrair o melhor de cada estratégia.