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4 práticas para melhorar a usabilidade da sua loja virtual no mobile

Por: Gustavo Perina

Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Criou a Webstore em 2009, uma das pioneiras do mercado de plataforma de e-commerce, com intuito de levar às pequenas e médias empresas de varejo uma tecnologia de ponta com custo acessível. Através de sua plataforma, ajudou a criar mais de 100 mil lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos.

Atualmente, é quase impossível pensarmos em um e-commerce que não disponibiliza uma adaptação às telas dos dispositivos móveis e que não tem a capacidade de oferecer uma excelente navegação através deles.

Afinal, é um recurso bastante utilizado entre os brasileiros. Segundo um relatório da Ebit|Nielsen, no primeiro semestre de 2021, 56% das compras online foram realizadas via mobile, e a cada 10 compras realizadas no e-commerce, 09 são através dos celulares.

E não é de se esperar menos. Afinal, tanto pequenos negócios como grandes marcas do mercado que oferecem aos consumidores online uma experiência mais agradável podem impactar vendas e aumentar a rentabilidade com o mobile. Sem contar que, ao investir em vendas mobiles, você pode reduzir os custos quando comparado às vendas somente nos canais tradicionais.

Lembro que trata-se de uma maneira de compra que tem afetado todas as classes sociais, desde A até a D. Então, apostando na ferramenta, é possível criar uma relação afetiva entre o cliente e a marca. Por isso, separei para você 4 práticas para melhorar ainda mais a usabilidade do seu e-commerce com o mobile, a fim de evitar potenciais desistências e abandono de carrinho. Confira!

Entenda como o seu público manuseia o smartphone

Antes de tudo, você precisa entender que é fundamental saber a forma que as pessoas manuseiam os smartphones. Aqui podemos mencionar o conceito de “zona do polegar”. É um termo que foi criado por um americano chamado Steven Hoober, na intenção de nomear a área mais confortável ao tocar na tela dos dispositivos móveis.

Conforme a pesquisa realizada por Hoober em 2013, 49% dos usuários manuseiam o dispositivo com apenas uma mão, 36% apoiam com uma mão e mexem com a outra, e 15% usam as duas mãos. Ainda na pesquisa, foi apontado que 72% dos usuários usam o polegar sobre a tela, enquanto somente 28% utilizam o indicador.

Além disso, o polegar direito é mais utilizado com 67% dos usuários, bem como 33% mexem no aparelho com o polegar esquerdo.

Conte com um design estratégico

Quando você for criar o design do seu e-commerce, precisa entender como o conceito de “zona do polegar” tem influência em uma boa usabilidade. A área superior, especialmente a esquerda, é mais difícil das pessoas clicarem melhor com o polegar.

Desse modo, você pode organizar os ícones e os botões mais importantes ao explorar o meio e a parte inferior da tela, do lado da direita. Nesse caso, a finalidade principal é evitar que os usuários mudem o celular da posição mais conveniente é uma maneira de reduzir o trabalho, tornando a experiência mais breve e agradável.

Vale ressaltar também que o design estratégico pode e deve ser utilizado por qualquer empresa de diferentes segmentos e setores. Isso porque sua aplicação leva vários benefícios para seu negócio, onde o principal é a diferenciação frente à concorrência, além disso, o design e marca entram em coerência.

Outro benefício bastante esperado e presente no design estratégico é a redução de custo e aumento dos lucros. Em todo caso, um bom design é capaz de colaborar no aumento de vendas e diminuir o tempo de retorno sobre os investimentos.

Faça teste A/B

O teste A/B é uma estratégia bastante relevante para entender o comportamento dos seus consumidores dentro do seu e-commerce. Ele é capaz de comparar duas versões de determinadas páginas da loja, com diferenças leves, para identificar qual interface é mais adequada e traz mais conversões.

Uma solução é usar a ferramenta disponibilizada pelo próprio Google que se chama Google Analytics Content Experiments. Com ela, as páginas são exibidas aleatoriamente, podendo disponibilizar informações ideias para levar a conclusões tangíveis.

No entanto, para obter sucesso na sua estratégia do teste A/B, você deve pensar no que você aprendeu com o teste, quais ações você pode tomar no futuro e com você pode melhorá-lo. Quando você repete o mesmo tipo de teste, pode fazer grandes descobertas cada vez mais aprofundada e também consegue recuperar tempo, já que terá a estrutura básica do teste em mãos.

Portanto, mantenha todos os seus testes organizados em uma planilha e em cada um adicione dados como o tipo de teste, qual a métrica de sucesso vai utilizar, datas de início e fim, hipóteses e resultados obtidos no final do teste.

Então você evita a repetição de testes que já foram realizados, aprimora os que deram certo e descarta de vez coisas que já foram tidas como inviáveis. Desse modo, a usabilidade do seu e-commerce estará sempre melhorando.

Invista na técnica Mobile First

O Mobile First consiste em uma técnica indispensável quando você pretende tornar a experiência do site superior no mobile. Por meio dessa estratégia, a arquitetura e o desenvolvimento do e-commerce são focados inicialmente nos dispositivos móveis.

Esse é o grande motivo da navegação na loja através desses aparelhos ser mais descomplicada e rápida. Sem mencionar que também é capaz de melhorar o ranqueamento do site nos buscadores, encarregado de analisar a sua responsividade no menor número de indexação no resultado de busca.

No entanto, você precisa saber que para adaptar seu e-commerce ao mobile first, precisará formular radicalmente a sua estratégia digital e para isso, será necessário:

Por fim, considerando que o seu e-commerce não atendesse as expectativas de navegação da maioria dos seus clientes, qual seria o impacto na sua taxa de conversação? Certamente seria algo bastante prejudicial ao seu negócio, certo?

É exatamente por conta disso que pensar em mobile first vai além de ajudar apenas no alcance de sua marca. Essa prática causará bastante impacto diretamente na experiência do seu consumidor e, consequentemente, no seu ticket médio.

Através dessa prática, os resultados do seu e-commerce no mobile serão ainda melhores. Agora, basta implementá-los na sua loja virtual e levá-la para um próximo nível.