Muitos pensam que quando falamos de atendimento automatizado, estamos falando apenas de comunicação com o cliente que está com problemas e dúvidas.
Porém, o atendimento automatizado pode ser usado de inúmeras formas no e-commerce.
Quer saber como? Continue a leitura.
1 – Venda mais com atendimento automatizado
O atendimento automatizado também pode e deve ser usado como um canal de vendas.
Quando a empresa utiliza uma plataforma de atendimento, é possível personalizar todo o conteúdo dentro da ferramenta.
Assim, você pode incluir no seu site, redes sociais ou WhatsApp a opção de vendas. Você consegue atender esse cliente inicialmente pelo bot, com a inteligência artificial.
Porém, caso ele não consiga efetuar a compra, ou se trate de uma venda mais complexa, ele pode ser direcionado para uma equipe de vendas preparada para atendê-lo e que já sabe qual é o interesse dele.
Isso garante melhor experiência ao cliente. Assim, ele irá indicar sua empresa aos amigos. Você fideliza um cliente, ganha novos e ainda gera muita receita.
2 – Relacione-se com seu cliente
Uma plataforma de atendimento automatizado consegue fazer disparos ativos de mensagens.
Dessa forma, você pode criar uma régua de relacionamento com o seu cliente. Seja para oferecer os parabéns e um cupom de desconto do aniversário, seja para mandar uma promoção personalizada com base na última compra.
Além disso, consegue criar alertas sobre status de pedido, ou caso algum produto que ele visualizou tenha entrado em promoção.
Com tantas opções no mercado, quem consegue se diferenciar no relacionamento e experiência com o cliente com certeza terá mais vendas.
3 – Comunicação com seus colaboradores
O atendimento automatizado também pode ser usado para comunicação interna. Assim, os seus colaboradores podem ter acesso a informações de forma ágil e eficiente.
Você pode compartilhar informações e outros serviços com os seus colaboradores, como holerit e banco de horas.
Além disso, pode disparar comunicações que julga serem importantes de compartilhar com todos, como promoções ou problemas internos.
4 – Centralize atendimentos e históricos
Quando um cliente tem algum problema, ele irá te procurar em todos os canais disponíveis – site, rede social, telefone, WhatsApp etc.
O atendimento automatizado permite que você integre e centralize todos esses atendimentos. Isso melhora seu processo interno, e você oferece melhor experiência ao cliente.
Dessa forma, cliente não precisará explicar várias vezes o problema, porque sua equipe terá acesso a todo o histórico. Para sua empresa, melhora a produtividade, já que terá todas as informações em um só local.
5 – Crie sua Assistente Virtual
Está em alta o uso das assistentes virtuais pelo e-commerce. A Lu, do Magalu, foi a pioneira, mas hoje já temos a Dai, da Dailus, a Nat, da Natura, e muitas outras.
Com um atendimento automatizado, você também pode criar a sua assistente virtual. Isso porque elas nada mais são do que inteligências artificiais em plataformas de atendimento ou chatbots.
A criação das assistentes virtuais veio para humanizar o atendimento digital e deixá-lo menos “robótico”. Usando o machine learning, sua assistente virtual consegue se comunicar com o público de forma natural e usando a linguagem do cliente. Isso cria uma conexão mais próxima com o público.
Se você ainda não investe no atendimento automatizado, sua empresa pode estar perdendo espaço no mercado. Aposte nessa tecnologia, que sua empresa terá muitos benefícios e os seus clientes também.