Com frequência, recebo mensagens de pessoas que precisam de ajuda para melhorar os resultados do seu e-commerce. Sempre digo que, no processo de venda online, todas as etapas devem estar muito bem alinhadas para garantir que o consumidor vai passar com sucesso pelas fases da jornada de compra. A sua estratégia precisa estar voltada para conversão e aumento do ticket médio. Porém, não é só isso. Você precisa garantir que o cliente terá a melhor experiência para não ter problemas durante a compra ou após a finalização do pedido.
Em um mercado tão competitivo, quem trabalha de forma mais estratégica tem vantagem. Para você entender de forma prática, listei cinco dicas que impactam diretamente no faturamento do seu negócio. Afinal, podem garantir uma maior lucratividade, maximizando as vendas.
1 – Não deixe o consumidor escapar
Pense sempre que o primeiro passo é levar o potencial cliente para dentro do seu site. Na Internet, em razão das segmentações de público, você divulga o produto ou serviço para quem tem interesse real na sua oferta. Essa é uma grande vantagem em relação ao comércio tradicional, mas para ter eficácia, é preciso saber exatamente quem você deve alcançar. Ao conhecer bem seu público, você consegue fazer campanhas assertivas e oferecer o produto certo para a pessoa certa. Não tenha medo de investir pesado em campanhas porque esse investimento deve voltar para você.
2 – Ofereça uma experiência de qualidade
O seu possível cliente é impactado por todos os lados por ofertas através das redes sociais e sites que acessa. Por isso você precisa conseguir se diferenciar em relação à concorrência. Garanta que todas as informações estejam claras, que as imagens mostram detalhes dos produtos, que o site tem uma boa usabilidade, que o checkout é transparente e por aí vai… São muitos detalhes, mas que garantem uma experiência positiva para levar o consumidor à finalização da compra.
3 – Vá atrás do seu cliente
O último estudo da Barilliance, divulgado em 2020, mostra que a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77%. Além disso, também temos os curiosos que olham as ofertas, mas simplesmente fecham a página da loja, seja por desinteresse ou fatores externos. Mas ainda há chances de fazer esse usuário retornar para efetivar uma compra. Aposte forte em campanhas de remarketing para atrair novamente a atenção dessa pessoa que já demonstrou interesse na sua marca. Seja muito rápido para não correr o risco do consumidor perder o interesse ou comprar de outra loja. E se o cliente fornecer dados como nome e telefone, invista em abordagens por telefone ou SMS marketing.
4 – Faça upsell e cross sell
Se você ainda não está apostando nessas estratégias, está perdendo dinheiro. Você pode melhorar a experiência do cliente e ainda aumentar o ticket médio focando em estratégias de vendas como upsell e cross sell. Para tanto, ofereça produtos similares, desconto para o cliente levar um número maior de unidades do produto — e, até mesmo, frete grátis se o comprador aumentar o valor do pedido inicial. Assim você garante benefícios para todos os envolvidos e uma maior fidelização com pouco investimento.
5 – Preste um atendimento ágil e eficaz
Você precisa evitar ao máximo solicitações de cancelamento do pedido e o atendimento pós-venda é um fator importantíssimo para isso não acontecer. Envie o produto o mais rápido possível e encaminhe o código de rastreio. Não deixe de estar sempre atualizando o status da compra para não gerar nenhum tipo de desconfiança por parte do cliente. Perder vendas desta forma é um erro cruel e resultará em prejuízos para o negócio.