O e-mail marketing é uma ferramenta que pode ser utilizada para diversos objetivos, como envio de publicidade, newsletter, divulgação de uma promoção ou mesmo e-mails informativos. Independentemente do objetivo de sua empresa. Uma vez que você define as campanhas que trabalhará, irá se deparar com um outro dilema: qual o conteúdo mais relevante para estes e-mails e como desenvolvê-los?
Você já deve saber que a qualidade do conteúdo é fundamental para causar impacto e uma boa primeira impressão para seus clientes, seja para a venda de um produto ou para uma ação de branding. A frase é clichê, mas realmente a primeira impressão é a que fica. Por isso, você precisa transmitir toda a sua credibilidade para que os seus clientes sintam desejo e confiança no produto ou serviço ofertado, bem como em sua marca.
Para ajudá-lo neste impasse, selecionamos algumas técnicas para você desenvolver um conteúdo de qualidade no seu e-mail marketing e realizar uma campanha mais eficiente aumentando, assim, o retorno sobre o investimento.
1. Segmente a sua lista de e-mails
É importante segmentar sua lista de e-mails para desenvolver conteúdo adequado a cada grupo. Estude cada categoria de pessoas, mediante ação desenvolvida por eles no seu site, idade, região e interesses. Compreenda cada perfil, para saber o assunto que mais os interessa, para que o seu conteúdo seja relevante para cada tipo.
2. Crie um título atraente
Para que o usuário clique no seu e-mail é importante que ele seja atraente, que chame atenção e prometa um bom conteúdo. O conteúdo já começa no assunto do e-mail, portanto é importante que ele seja convidativo. Ele precisa ser direto, dizer tudo em uma única frase, pode ser uma pergunta. Não seja vago, evite exclamações e palavras filtradas como spam como “grátis” e remova iniciais como “Re” e “FWD”. Isto denuncia que o mesmo conteúdo está sendo enviado para várias pessoas. Isto reduz em 90% as chances de seu e-mail ser clicado. Utilizar colchetes também é uma boa saída para destacar uma palavra específica, ou um tema no seu título. Caixa alta torna o tom agressivo.
3. Não faça propaganda. Transmita conhecimento!
A maioria das pessoas têm horror a propaganda e spam. Ofereça informação e conhecimento. Os usuários adoram aprender e enriquecer sua cultura. Não é proibido falar sobre seus produtos e serviços, afinal de contas, o objetivo é este. Faça isto de forma sutil, de preferência no final do e-mail, depois do conteúdo. Como se fosse uma troca pelo conhecimento que você forneceu. Isto é marketing de conteúdo para sua estratégia de vendas e serve para atingir pessoas que já possuem o potencial de comprar, que já estão inclinadas a isso. É pensando nisto que você deve direcionar seus e-mails e criar seu conteúdo.
4. Humanize o conteúdo entregue
As pessoas buscam sempre um diferencial em qualquer coisa que se ofereça a eles. No caso do conteúdo não é diferente. E-mails robotizados, impessoais não são atraentes. Saiba a linguagem adequada para se comunicar com aquele cliente em potencial. Personalize sua mensagem, chame-o pelo nome e ofereça um tratamento diferenciado. Seja prático e forneça praticidade para possíveis necessidades destes consumidores. Faça com que eles se sintam importantes, ninguém se sente confortável se sentindo considerado apenas mais um na multidão.
5. Não se esqueça das Call to Action
Uma tática que precisa estar presente sempre na comunicação com os seus clientes é a “call to action” (chamada para a ação). Pode ser um convite a fazer um download de um e-book, ou algum conteúdo que você ofereça no seu e-mail, curtir sua página ou acessar o link do seu site. Induza o seu leitor a interagir com o seu site!
Para finalizar
Após estudo profundo de seus clientes potenciais, segmentar conteúdo relevante a cada categoria, criar um título atraente e oferecer informação por meio de um texto envolvente, utilizando as técnicas corretas para passar sua mensagem, revise, releia e não se esqueça destas práticas para otimizar seu e-mail marketing.
Conte-nos seus resultados!