O 5G já está entre nós. A tecnologia de internet móvel que promove a evolução do 4G já chegou às capitais de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) com a promessa de maior velocidade de downloads, mais rapidez no envio de arquivos e redução no tempo de resposta entre os diferentes dispositivos, tornando as conexões mais estáveis.
A velocidade média do 4G no Brasil é de 17,1 Mbps por segundo. Para o 5G, a expectativa é de que a velocidade alcance entre 1 Gbps e 10 Gbps, o que equivale a uma diferença de 100 vezes ou mais de velocidade em relação ao antecessor.
Muito aguardada, a nova tecnologia representa a quinta geração das conexões de internet móveis e espera ampliar a interconexão de dispositivos simultaneamente, além de promover a evolução da Internet das Coisas (IoT).
Quem trabalha no comércio eletrônico sabe como é importante acompanhar as tendências do mercado, sobretudo as tecnológicas. Alguns especialistas já apontam a chegada do 5G como a próxima grande revolução do e-commerce brasileiro e, neste artigo, vamos falar sobre o que esperar no seu e-commerce com a chegada dessa novidade.
5G e as perspectivas para o e-commerce
Com a expectativa de uma conexão mais veloz, estável e fluída, com redução do tempo entre o clique e a conclusão de um comando em site ou aplicativo, certamente os produtos e serviços oferecidos através da internet terão seu ganho.
Para as lojas que usufruírem dessa tecnologia das telecomunicações, será mais fácil alimentar páginas com fotos, vídeos, áudios e outros produtos interativos e contar com o carregamento rápido, a fim de promover uma experiência de compra melhorada. Com a possibilidade de tornar as lojas virtuais mais atrativas e cheias de recursos, espera-se, também, evoluir na conversão de vendas.
O que esperar do 5G para o e-commerce
Espera-se que a chegada do 5G seja, também, uma forma de inclusão para que mais pessoas tenham acesso à internet, bem como é esperado que ocorra o aumento dos compartilhamentos de páginas, produtos e compras. Segundo dados da SingularityHub, estima-se que, em 2024, aproximadamente oito bilhões de pessoas estejam conectadas em todo o mundo.
O uso da realidade virtual e realidade aumentada também deve crescer e se popularizar com a chegada do 5G, possibilitando a visita imersiva em lojas virtuais, com experiências 3D e a possibilidade de verificar os produtos com maiores detalhes, para aprimorar a experiência de compra. A estimativa é de que esse mercado seja valorizado em até US$80 bilhões, fazendo com que cada vez mais marcas utilizem esses recursos.
A experiência do usuário também aparece como um ponto alto de melhoria com a chegada do 5G. Isso porque o carregamento mais rápido das páginas, a melhor acomodação de itens interativos, como efeitos, fotos e vídeos, tornarão a experiência de navegação mais fluida e interessante. A ideia é que o usuário não precise mais esperar para ver uma informação em uma página, isto é, aquelas páginas de carregamento devem aparecer cada vez menos e mais rapidamente. Tudo porque a instantaneidade deve ser a palavra-chave dessa evolução tecnológica, o que representa ganho de tempo e efetividade para o consumidor.
Outro ponto que não deve ser tão visível para o consumidor, mas que para o lojista virtual vai fazer toda a diferença, é a integração entre sistemas auxiliares e plataformas. Isto é, ERPs, CRMs, sistemas de meios de pagamento, sistemas antifraude e logísticos, todos devem ter um salto de melhoria na conexão e velocidades muito melhores, o que deve contribuir, também, para a experiência de compra.
Falando sobre a IoT, a chegada do 5G deve permitir mais dispositivos conectados ao e-commerce, com a agilização dos processos de compra online. Isso significa que não apenas computadores, tablets ou smartphones poderão servir para efetuar compras, como novos dispositivos também devem entrar nesse leque, como os smartwatches, eletrodomésticos inteligentes e até mesmo roupas poderão se tornar pontos de acesso e, logo, de consumo. O que faz emergir também a necessidade de aprimorar os conceitos de mobile first no seu negócio virtual, tornando a experiência mobile mais otimizada.
Por fim, profissionais de marketing devem ter muito mais dados com os quais trabalhar e compreender, ainda melhor, o comportamento do consumidor, algo que deve enriquecer as estratégias de divulgação e venda de produtos e serviços. Se hoje o termo big data é comum, na era do 5G, o termo very big data deve se popularizar.
O 5G já chegou e a expectativa é de que nos próximos meses já promova importantes melhorias nos processos de vendas do e-commerce, especialmente em relação à velocidade, qualidade da conexão e efetividade dos processos.
E sua loja, já está preparada para essa novidade?
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