Para grande parte dos varejistas, principalmente empreendedores que possuem e-commerces de pequeno e médio porte, a temporada de verão não é vista como uma boa época para acelerar as vendas e faturar mais. Nesse período do ano, entre os meses de janeiro e março, muitas pessoas estão de férias, depois chegam os feriados de carnaval, e os consumidores tendem a passar um menor tempo na Internet, resultando em um menor volume de vendas, dependendo do nicho do e-commerce.
No entanto, mesmo que a sua loja online não venda produtos sazonais, como moda praia, protetores solares ou ventiladores, não significa que você terá um menor faturamento do que em outras épocas do ano mais favoráveis ao seu negócio. Basta pensar nas estratégias certas e procurar maneiras criativas de ofertar os seus produtos, que você conseguirá manter as suas vendas aquecidas durante o verão. Acompanhe algumas dicas e ideias a seguir!
Faça um lançamento limitado para o verão
Caso seu e-commerce não venda produtos sazonais de verão, uma boa estratégia é lançar um ou mais produtos com estoque limitado para a temporada. Existem alguns produtos que praticamente se vendem sozinhos nos dias mais quentes. Pense no nicho que seu e-commerce está inserido e lance estrategicamente algum item relacionado ao seu negócio, com o argumento de edição especial ou estoque limitado. Se a sua loja online vende cosméticos e produtos de beleza, por exemplo, você pode aproveitar o momento e lançar uma linha exclusiva de protetores faciais, corporais e para o cabelo, investindo em uma campanha mais forte nesses produtos durante o período.
Crie uma promoção de verão
Se a ideia de lançar um produto sazonal não estiver nos planos do seu e-commerce, considere realizar uma promoção de verão para aumentar as vendas ou até mesmo queimar o estoque de produtos que não tiveram uma boa saída na loja. Promoções como vendas relâmpago, ofertas de fim de semana ou liquidações podem chamar a atenção dos consumidores e ajudar a maximizar seu faturamento.
Foque nos clientes fiéis
A fórmula para um e-commerce de sucesso são os clientes fiéis. Então, por que não aproveitar essa época do ano para recompensar e valorizar seus compradores recorrentes? Uma maneira de fazer isso é oferecer programas de fidelidade, descontos exclusivos ou outros benefícios extras para que continuem voltando à sua loja. Dessa forma, você movimenta as suas vendas no verão e estreita ainda mais o relacionamento com os seus clientes.
Olhe para os carrinhos abandonados
É muito mais fácil para você conquistar uma venda com um consumidor que já chegou até o seu e-commerce, visitou os seus produtos e adicionou algum item ao carrinho de compras do que aquele que nem sabe que a sua loja existe, não é verdade? Com uma boa estratégia de recuperação de carrinhos, você pode seguir oferecendo os mesmos produtos e manter as mesmas campanhas de marketing durante o verão, mas com o diferencial de olhar para quem chegou até o seu checkout e tentar uma segunda chance de venda. Seja fazendo campanhas de remarketing, enviando lembretes e cupons de desconto via SMS e e-mail marketing, ou até mesmo telefonando para o potencial cliente – cabe a você avaliar a melhor forma de recuperar esses leads e convertê-los.
Agilize a entrega dos pedidos durante o verão
Depois da alta temporada de vendas no final de ano, os meses de janeiro a março costumam ter prazos de entrega muito menores devido à demanda mais baixa que os Correios e as transportadoras recebem. Você pode utilizar isso a favor do seu negócio, contando com um serviço de entrega mais ágil nesse período e destacando-se da concorrência. Assim, o principal argumento nas suas campanhas de verão terão como foco o envio rápido e a entrega garantida em até “x” dias, possibilitando que seus clientes fiquem muito mais satisfeitos e optem por comprar na sua loja em razão desse diferencial.
Desenvolva uma comunicação visual atraente
O comércio eletrônico como um todo já é bastante concorrido, o que dirá em época de baixo volume de vendas com muitos e-commerces tentando se sobressair e ganhar a atenção dos consumidores? Além das estratégias que passei anteriormente, é muito importante que você desenvolva uma comunicação visual atraente, criando materiais como banners, peças de redes sociais, anúncios, e-mail marketing ou até mesmo o redesign da home da sua loja para destacar-se dos outros e-commerces do seu nicho.
A qualidade do conteúdo também é essencial, e você pode investir em diferentes formatos do que só apenas em imagens e fotos. Os vídeos, por exemplo, são um dos conteúdos de grande consumo por quem compra online e já é comprovado que anúncios nesse tipo de formato trazem uma melhor performance do que anúncios estáticos.
Avalie essas dicas e veja se podem ser úteis para aplicar no seu e-commerce, deixando suas vendas mais quentes neste verão!
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