Ser uma presença de destaque na web ou que transmita confiança ao público-alvo, encorajando seus seguidores e clientes a dividirem boas experiências é um dos objetivos a serem alcançados com um bom plano de marketing digital e mídias. Mas é preciso estar atento a possíveis tropeços para manter o equilibro. Confira sete 7 erros que podem comprometer a imagem do negócio e saiba como evitá-los.
1. Não diversificar o conteúdo
Uma das formas de inteirar o público e atrair seu interesse é expor não apenas informações sobre a própria organização, mas textos acerca do contexto do produto ou serviço. Uma empresa que comercializa produtos de cosméticos, por exemplo, pode abordar temas como cuidados com a pele e corpo, maquiagem, cabelos, tendências no mundo da beleza, entre outros. É importante equilibrar o que é postado sobre a empresa em si e sobre a área de interesse em que ela está inserida.
2. Adotar uma linguagem desnecessariamente rebuscada
Tentar requintar o texto para impressionar pode soar artificial e desinteressar os leitores. A linguagem no marketing digital precisa ser simples e direta, de acordo com a identidade de cada marca.
3. Ser muito superficial
O conteúdo publicado nos meios de comunicação que representam o negócio precisa mostrar que sabe-se do que está sendo falado. Além de uma boa escrita e apresentação gráfica, pesquisas apuradas e em fontes confiáveis deve ser prioridade aos profissionais responsáveis por publicar o conteúdo.
4. Falta de frequência nas publicações
A irregularidade nas postagens e circulação de novidades podem gerar o distanciamento dos leitores, além de diminuir a presença online. Apesar de os resultados digitais dependerem de uma série de fatores, escrever frequentemente ajuda a ser lembrado e a engajar o público.
5. Ignorar Técnicas de Busca ou Links Patrocinados
Não há dúvidas que os usuários utilizam os buscadores para encontrar informações. É nesse momento que as empresas precisam estar presentes para trazer resultados relevantes e atrair o cliente ao site, criando uma experiência agradável. Por esse motivo, investir em Links Patrocinados e SEO é fundamental para estabelecer a presença de uma marca na web.
6. Descuidar da divulgação
É crucial evitar o erro de não promover o conteúdo estrategicamente. As redes sociais devem ser exploradas, bem como ferramentas de e-mail marketing ou blog, sempre incentivando de forma inteligente o engajamento dos consumidores e seguidores.
7. Problemas de identidade
Por fim, mas não menos relevante, é necessário definir a identidade de quem irá representar o comunicador. É mais fácil conquistar a confiança do público quando este sabe como será tratado por já conhecer o perfil do representante da empresa. Um bom exemplo prático desse marketing digital são as marcas que dão “vida” a mascotes e personagens a fim de aproximar o público, que acaba divulgando o conteúdo voluntariamente.
Republicado com autorização do autor. Texto original disponível em: http://www.mzclick.com.br/7-erros-comuns-no-marketing-digital/