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8 formas de elevar as avaliações dos produtos no seu e-commerce

Por: Neil Patel

Co-fundador da NP Digital. O The Wall Street Journal o considera como top influencer. A Forbes diz que ele está entre os 10 melhores profissionais de marketing e a Enterpreuner Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mercado. O Neil é um autor best-seller do New York Times e foi reconhecido como um dos 100 melhores empreendedores até 30 anos pelo presidente Obama e como um dos 100 melhores até 35 anos pelas Nações Unidas.

Se você não consegue avaliações nos produtos de seu e-commerce, você provavelmente não está no negócio. É um verdade nua e crua, mas é uma verdade.

Avaliações de produtos são a moeda do e-commerce. Algoritmos dependem delas. Consumidores confiam nelas. SEO as utiliza. Bots leem. E você, o mercador, precisa delas.

Certamente, marketing digital envolve uma diversidade de diferente fatores. Mas no mercado de e-commerce, muitas das estratégias dependem de ganhar avaliações. Alguns porquês:

  • Avaliações de produtos aumentam as vendas em 18%;
  • Consumidores confiam em avaliações 12x mais do que na descrição da loja/fabricante;
  • 85% dos consumidores leem pelo menos 10 avaliações antes de realizar uma compra;

(estatísticas do eConsultancy e Search Engine Land)

Tudo muito bacana, muito legal. Mas como eu posso fazer esse elixir de vendas atuar em meus produtos? Quais são os métodos práticos para ganhar mais avaliações em meus produtos?

Os oito métodos listados abaixo focam na Amazon, porque eu pessoalmente tive sucesso ao implementá-las lá, mas você pode aplicar as mesmas estratégias em outros sites. No entanto, se você gerencia uma loja de e-commerce, definitivamente precisa tirar vantagem de marketplaces como Amazon, Ebay, Mercado Livre e outras, para diversificar sua distribuição.

Antes de se envolver numa série de “tudo ou nada” solicitando avaliações de seus produtos, verifique se está tudo de acordo com as normas da Amazon, ou de qualquer outro marketplace. Uma falha nesse ponto pode resultar no cancelamento de sua conta. Esses termos não tomam mais do que dez minutos de leitura, mas pode salvar sua vida. Leia-os!

Agora, aqui estão as estratégias que vocês tanto esperavam:

1. Envie e-mails de acompanhamento para seu cliente

Esse é um método direto, simples e honesto. Envie para o seu consumidor um e-mail com a descrição de sua compra. O melhor momento para enviar esse e-mail é logo após o produto ter sido entregue ao cliente, para que ele possa abrir e testar o produto. As políticas de acompanhamento da Amazon são assim:

São proibidas, comunicações por e-mail não solicitadas com usuários na Amazon.com, que não sejam extremamente necessárias para o cumprimento da ordem e serviço ao cliente relacionado; e comunicações por e-mail que contenham comunicação de qualquer tipo (incluindo no âmbito das comunicações de outra forma permitida) de comercialização.

Tenha em mente, que, seu e-mail deve ser não vendável e relacionado ao produto. Aqui estão dois serviços para otimizarem e automatizar esse processo: Feedback Genius e Feedback Five.

2. Coloque informação nos produtos

Incluir uma nota ou um flyer com seu produto é fácil e barato. Mesmo se o produto for FBA (fulfilled by Amazon), você pode incluir material escrito junto da embalagem ou dentro da caixa.

O propósito da sua nota deve ser simples, prover um serviço excepcional com ou sem o pedido de avaliação. Se você tiver feito seu trabalho e entregue um serviço excepcional, o comprador tenderá a deixar uma avaliação.

3. Dê produtos grátis em troca de avaliações

Diversas das técnicas que eu descrevi acima são feitas sobre um modelo gratuito. Você pode dar brindes e/ou produtos gratuitos, em troca de uma avaliação de seu consumidor. Esse método de solicitar uma avaliação é muito popular, mas comumente aplicado com erros. Aqui estão dois erros comuns:

  • Oferecer compensações pela revisão. O produto gratuito por si só é a compensação;
  • Pedir por uma a avaliação de cinco estrelas;

Aqueles que recebem o item inconscientemente se sentem obrigados a deixar uma avaliação de cinco estrelas, e muitas vezes o vendedor encoraja isso de forma implícita ou explicita. Então, seja cuidadoso. Se você oferecer um produto grátis, acima de tudo, conte ao destinatário que você espera uma análise imparcial, e não uma porcaria.

Tenha em mente também que não é permitido pagar pessoas para fazerem avaliações.

4. Identificar e contactar clientes review-ready

As pessoas que possivelmente deixarão uma avaliação no seu produto são aquelas que já avaliaram algum produto na Amazon. Como você encontra essas pessoas? Aqui está o processo:

  • Abra sua página de produto na Amazon;
  • Veja a sessão com o título Pessoas que compraram esse item também comprarame Pessoas que viram esse item também gostaram…” (disponível apenas em alguns itens);
  • Dentro dessas duas sessões, uma nova aba com produtos similares será aberta;
  • Role para a sessão de avaliações, clique em Veja todas as avaliações. Você deve ver todas as avaliações com opções de filtros;
  • A lista de avaliações é sua fonte de avaliações para seus produtos. Clique no nome do avaliador. Alguns avaliadores fornecem seus endereços de e-mail em seu perfil, isso permite que você faça contato com eles diretamente. Alguns inclusive fornecem parâmetros de como fazem avaliações, incluindo o tipo de produtos que eles costumam avaliar;
  • Ofereça a essa pessoa um produto gratuito em troca de uma avaliação;

5. Encontre os top avaliadores e peça uma avaliação

Algumas pessoas fazem do seu hobby uma forma de ganhar dinheiro, e com avaliação de produtos não é diferente. Aqueles identificados como Hall of Fame ou Top 10 Avaliadoressão mais passíveis em deixar uma avaliação completa e concisa, mesmo que não seja cinco estrelas. Quem são essas pessoas? Amazon te conta isso facilmente.

Você pode encontrar informações e o contato clicando no nome de cada avaliador. Esses avaliadores esperam ser solicitados por revisões. Geralmente, esses avaliadores são profissionais sérios ou fãs devotos.

6. Encontre blogueiros de nicho para avaliar seus produtos

Todo nicho tem seus influenciadores, são aquelas pessoas que constroem uma audiência através de avaliação de produtos. Desde produtos tech até sub-nichos mais perdidos, tudo o que você precisa é do Google e alguma paciência.

  • Procure por nome de produtos (palavras-chave de cauda longa) no Google, e olhe especificamente por blogs que discutem e avaliam o produto;
  • Entre em contato com o blogueiro, e pergunte a ele sobre avaliações de produtos. Prontifique-se a enviar uma amostra grátis para que ele possa testar e avaliar;

Sites focados em avaliações são acostumados a esse tipo de pedido, por isso, não se preocupe em pedir.

7. Use a busca do Twitter

As funcionalidades avançadas de busca do Twitter transformam o trabalho, deixando fácil encontrar o que deseja. Nesse caso, avaliadores para o seu produto. Tente isso:

  • Digite o nome do seu produto no campo Qualquer uma dessas palavras. Se o seu produto tem um nome muito específico, use Exatamente essa fraseou Qualquer uma dessas palavraspara filtrar a sua busca;
  • Procure por #productreviewsou avaliadoresamazonpara encontrar usuários avaliando produtos;

Entre em contato com esses usuário com uma oferta de avaliação.

8. Use um serviço para localizar colaboradores

Encontrar avaliadores consome tempo. Como acontece com qualquer tarefa árdua ou inconveniente na vida, existem alguns empreendedores espertos que conseguem identificar a necessidade de ocupar essa lacuna. Por exemplo, você pode aumentar suas avaliações fazendo uma listagem dos produtos que possui e envia para plataformas como Honest Society para conseguir feedbacks de seus produtos, apenas fornecendo uma amostra grátis para teste.

Mantenha-se longe de locais como BuyAmazonReviews.com ou Fiverr. Claro, você pode até abocanhar algumas avaliações num curto prazo, mas essa forma suja e não autorizada de ganhar avaliações provavelmente te garantirá uma entrada na lista de sites banidos e não indexados.

Conclusão

O crescimento nos algoritmos baseados em avaliações de usuários é um grande benefício para os consumidores. Claramente, no entanto, é visto por e-commerces como um desafio. Como qualquer estratégia de growth hacking, existem algumas maneira éticas, legítimas e poderosas de melhorar o processo de ganhar avaliações. Com essas oito técnicas, você será capaz de criar avaliações positivas.

Quais os métodos você tem tentado em ganhar avaliações? Deixe um comentário!