A Amazon foi superada pela Shein na comparação do número de downloads de seus APPs no mês de dezembro de 2023. Será que ela deveria estar em alerta?
Vou tentar responder a essa pergunta e aproveitar para fazer uma breve comparação entre os dois marketplaces. Vamos lá!
Para começar, quero trazer alguns números macros:
. A Amazon foi fundada nos 1994 (EUA)
. A Shein, fundada em 2008 (China)
. Receita da Amazon: quase US$ 400 bilhões
. Receita da Shein: US$ 10 bilhões
. Alcance da Amazon: Global
. Alcance da Shein: UE, América, Austrália, Oriente Médio (220 países)
. Produtos Amazon: Diversos (moda e vestuário, bens, serviços digirais, de streaming etc)
. Produtos Shein: moda, vestuário, decoração e brinquedos
. Amazon: propriedade da cadeia de abastecimento de ofertas de terceiros
. Shein: plataforma de comércio eletrônico do design à distribuição
Olhando para os números, a Amazon continua liderando em termos de tráfego digital, mesmo com o fluxo de visitantes para a chinesa quase triplicando desde janeiro de 2020. No entanto, o tráfego da Shein nos EUA parece estar crescendo de forma constante e consistente.
A questão da representatividade também é importante. Com o lema “todos têm o direito de desfrutar da beleza da moda”, a Shein abraça diversos estilos e tamanhos, incluindo uma popular seção de moda plus size.
Essa abordagem realista em relação aos corpos humanos alinha-se aos valores das marcas diretas ao consumidor (B2C), atraindo um público mais amplo.
Os clientes podem deixar comentários, participar de concursos e acumular pontos para descontos. Em 2021, a Shein gerou quase 11% do tráfego da web em desktop por meio das redes sociais, mais que o dobro da indústria de moda (!!!)
Ao analisar o desempenho digital, é importante lembrar que a Amazon é um marketplace abrangente, enquanto a Shein se concentrava apenas em moda, mas vem se diversificando, ao menos no Brasil. Mesmo assim, a Shein tem se saído bem: a marca começou com uma taxa de conversão de apenas 1% em 2019, igualou-se aos líderes do setor em 2020 e chegou a 5% em março de 2021, superando a Amazon.
A gigante chinesa tem um forte apelo para a geração Z e tem uma forte presença nas redes sociais. No entanto, no momento, a ameaça da Shein para a Amazon como um todo parece ser mínima, dada a dimensão e a diversidade de ofertas da Amazon.
Você acha que a Shein tem o que é preciso para desafiar gigantes do comércio eletrônico como a Amazon? Gostaria de ouvir a sua opinião sobre o assunto.