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A Black Friday além dos descontos

Por: Felipe Paniago

Cofounder e CMO do Reclame AQUI.

Quando se fala em Black Friday, a primeira coisa que vem à cabeça é o superdesconto, não é mesmo? De fato, caprichar na precificação é importante para atrair clientes nessa época. Afinal de contas, os brasileiros já batizaram a data como “black fraude”. Entre os motivos para o apelido carinho estão os descontos baixos – ou inexistentes.

No entanto, é importante ter em mente que o planejamento das vendas não engloba apenas as promoções. Tem que preparar o estoque, cuidar da infraestrutura tecnológica, organizar o atendimento ao cliente, alinhar a comunicação entre marketing e vendas, e por aí vai.

A Black Friday traz inúmeras oportunidades de vendas para o e-commerce, mas a data não gira em torno apenas dos descontos.

Aliás, se você ainda não começou a se preparar, é melhor correr, viu? De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Reclame AQUI, 46,4% das empresas já estão em fase de planejamento.

Então, não fique para trás. A seguir, vamos dar algumas dicas para vender mais na Black Friday que vão além dos descontos.

Colete reviews

O customer review – ou avaliação do cliente – nada mais é do que o relato de um consumidor real a respeito da experiência que teve com determinado produto, serviço ou marca. Essas opiniões são importantes porque:

    Apesar de nunca ser tarde para começar a coletar os reviews, o ideal é implementar a estratégia o quanto antes. Com isso, você terá tempo para formar uma boa base de dados para alavancar as vendas da Black Friday, entende?

    De toda forma, vale lembrar que os reviews precisam ser verdadeiros, combinado? As avaliações falsas prejudicam a experiência do cliente, mancham a reputação da empresa, contribuem para o aumento de troca e devoluções.

    Prepare o estoque

    Não adianta trazer uma promoção arrasadora com apenas um item em estoque. Nesse contexto, o produto esgota rapidinho e você perderá diversas oportunidades. Sem contar que o consumidor ficará insatisfeito por não conseguir aproveitar o desconto.

    Sendo assim, antecipar as negociações com os fornecedores é fundamental para garantir mercadoria suficiente para suprir a demanda. Dá até para conseguir um preço melhor nos produtos se comprar tudo com antecedência.

    E para dimensionar o estoque de maneira correta, nossa recomendação é fazer uma análise histórica de vendas e investir em tecnologias de gestão.

    Reforce a equipe de atendimento ao cliente

    Com o aumento das vendas, é natural que a demanda por atendimento cresça. Portanto, para dar conta do serviço extra, é importante contratar novos colaboradores. Aliás, fazer isso com antecedência é legal porque dá tempo para treinar bem a equipe.

    Nesse contexto, vale ensinar sobre os princípios do bom atendimento, a importância de ouvir o cliente, como demonstrar empatia, como agilizar a assistência, e por aí vai. Daí, quando a Black Friday chegar, os atendentes já estarão craques para atender bem os clientes.

    Lembre-se da infraestrutura tecnológica

    Olhe para a sua performance em 2021 e responda: sua loja enfrentou algum problema de tecnologia? Por exemplo: lentidão no site devido ao grande volume de acessos, falha no checkout, expiração de certificado de segurança etc.

    Se a resposta for sim, lembre-se de corrigir os erros para não perder vendas em 2022. Mesmo se nada de ruim tiver acontecido, não custa nada revisar toda a infraestrutura tecnológica para garantir que tudo dê certo na data.

    Aperfeiçoe os processos de logística

    O atraso na entrega liderou o ranking de reclamações na Black Friday de 2021. De acordo com o Reclame AQUI, 19,9% das queixas registradas no período foram sobre a entrega express.

    Olha só o que aconteceu: na tentativa de agradar os consumidores com prazos mais curtos, muitas empresas implementaram uma nova modalidade de entrega. A promessa era de que o cliente receberia a encomenda no mesmo dia ou em até 24 horas. O problema é que, com o aumento no volume de vendas, muitos e-commerces não conseguiram cumprir a promessa.

    Logo, é legal não cometer o mesmo erro novamente. E mesmo se esse não for o seu caso, é válido aproveitar a lição e aperfeiçoar o processo de logística da sua empresa. Pensa bem: é melhor surpreender o consumidor com uma entrega mais rápida do que o esperado do que frustrá-lo com atrasos, não é mesmo?

    Alinhe a comunicação entre marketing e vendas

    O atraso na entrega foi líder em reclamações. No entanto, a propaganda enganosa não ficou muito atrás, viu? A diferença entre o preço do anúncio e o do carrinho ficou em segundo lugar no ranking, com 16,49% das reclamações.

    Vale lembrar que, nem sempre, isso acontece por má-fé da empresa. Às vezes, o problema está na falha de comunicação entre marketing e vendas. De toda forma, esse tipo de erro causa bastante irritação entre os clientes. E não poderia ser diferente: a sensação de estar sendo enganado não é nada agradável mesmo.

    Sendo assim, não custa nada redobrar a atenção na hora de elaborar as campanhas de marketing. Além do mais, é importante promover reuniões de alinhamento para garantir que o preço de venda seja o mesmo do anúncio.

    Cuide da reputação da marca

    Não podemos negar que o preço tem um grande peso para o consumidor em processo de decisão de compra. No entanto, não adianta oferecer o melhor valor do mercado e pecar em outros aspectos, como atendimento ao cliente, prazo de entrega, embalagem, pós-vendas, e por aí vai.

    Afinal de contas, em período de Black Friday, vários e-commerces falsos surgem para aplicar golpes. O consumidor não quer correr o risco de pagar e não receber o produto. Então, para evitar cair em cilada, eles pesquisam a reputação da empresa antes de tomar uma decisão.

    Se a sua loja não tiver uma boa fama, não conquistará a confiança do cliente e perderá oportunidades de negócios, entende? Portanto, lembre-se de fazer uma boa gestão de reputação da marca.

    Em resumo: a Black Friday traz inúmeras oportunidades de vendas para o e-commerce. No entanto, a data não gira em torno apenas dos descontos. Para conquistar a confiança do cliente, é importante investir em reviews, garantir um bom atendimento ao cliente e cuidar da reputação da marca. Assim, além de vender, é possível fidelizar e continuar faturando mesmo quando o período de descontos passar. Nada mau, né?