Sensibilidade, timing e um profundo conhecimento sobre o perfil dos consumidores.
Esses foram os ingredientes usados por Reserva, Julio Okubo, LEGO e ASICS para criar as campanhas de marketing perfeitas.
E essas marcas, propositalmente, ainda acrescentaram nessa “mistura” um componente extra: a paixão dos millennials pelo piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna.
Dessa soma, na minha opinião, nasceram os melhores lançamentos de 2024: quatro linhas de produtos licenciados pela Senna Brands, empresa criada pela família do ídolo para gerenciar a sua imagem.
Para contextualizar, em maio deste ano, completamos 30 anos sem a presença do inesquecível Ayrton Senna do Brasil.
Como a própria Reserva descreve, o Ayrton mudou a rotina do nosso país, afinal, se tornou “obrigatório” acordar cedo no domingo para torcer pelas vitórias do “Senninha”, embaladas pela narração do Galvão Bueno.
O Ayrton trouxe mais emoção para as nossas vidas e nos fez vibrar muito a cada vez que ultrapassava o seu maior rival, o francês Alain Prost.
Se somente isso já encantava o brasileiro, tente imaginar a nossa reação quando o vimos conquistar o tricampeonato mundial. Aquele período foi mágico e, no inconsciente coletivo, nada poderia estragá-lo.
O fatídico 1° de maio de 1994
Infelizmente, estávamos errados.
No dia 01/05/94, durante o Grande Prêmio de San Marino, assistimos atônitos ao Ayrton passar direto na curva e, com muita força, atingir a barreira de pneus. Horas depois, o seu falecimento foi comunicado pela mídia mundial.
A tristeza tomou conta do Brasil, pois Ayrton era mais do que um piloto. O seu carisma impressionava, e ele cativava a todos com a sua humildade e disponibilidade para apoiar projetos sociais.
Em resumo, graças a tudo isso, ele se transformou em um herói nacional e passou a morar na memória de cada um dos seus fãs.
De volta a 2024
Cientes dessa lembrança positiva que rodeia o nome Ayrton Senna, as empresas Reserva, Julio Okubo, LEGO e ASICS investiram no marketing de nostalgia e fizeram homenagens incríveis para o piloto.
A Reserva, com o slogan “As manhãs de domingo nunca mais foram as mesmas”, lançou uma linha com 40 produtos personalizados para o Dia dos Pais.
A Julio Okubo, com muita maestria, desenvolveu uma coleção de joias customizadas (pingentes, anéis e pulseiras) que honra o legado e a vida do esportista brasileiro.
A LEGO fez o lançamento mundial da réplica da McLaren pilotada por Senna, no primeiro título da carreira na Fórmula 1, e chegou a ter 12 mil pessoas na fila para comprar o produto aqui no Brasil.
E a ASICS apresentou para todo o globo uma nova coleção de tênis que relembra as corridas de 10 km, com um pace aproximado de 4:00, que Ayrton realizava regularmente para se preparar para pilotar.
Essas quatro marcas foram cirúrgicas na condução dessas ações. O tema é frágil, e qualquer “frase mal escrita” poderia gerar interpretações incorretas e repercussões negativas.
No entanto, o que a Reserva, a Julio Okubo, a LEGO e a ASICS fizeram foi criar uma conexão emocional real com os clientes de cada uma das marcas. O super aumento das vendas, numa época incomum do ano, foi uma consequência natural.
Pouco acima, eu mencionei a questão da nostalgia, mas nessas campanhas também foi reforçada outra estratégia muito poderosa no varejo atualmente: o marketing voltado para comunidades específicas.
Inclusive, nesse sentido, deixo um conselho final para as lideranças que estiverem lendo este artigo: façam o exercício de criar estratégias não só com o olhar de dentro para fora, mas também de fora para dentro.
Coloque, de fato, os consumidores no centro e, fazendo sentido, permita que eles guiem o rumo do seu planejamento de marketing.
Espero que tenha gostado deste conteúdo! Caso queira aprofundar a conversa, fique à vontade para me enviar uma mensagem privada no Linkedin. Forte abraço!