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A influência das transmissões esportivas na receita do comércio eletrônico

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Por: Fatima Bana

Com formação internacional na área de marketing pela University of Califórnia (UCLA/USA), MBA em aprendizagem cognitiva e neurociências, Fatima Bana é mestre em comportamento de consumo e soma mais de 15 anos de experiência em estratégias e inteligência de marketing digital e offline no varejo, travel, tecnologia e bens de consumo. Ela que já atuou como diretora executiva na Gafisa, Accenture, Tivit, foi Head de Marketing na LATAM e CMO da Buser, está a frente da Rent a CMO, empresa de consultoria focada em Growth.

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Veja como grandes eventos esportivos impactam as vendas no comércio eletrônico e descubra estratégias para aproveitar essa conexão ao máximo.

Sempre houve uma ligação entre o mundo dos esportes e o comércio eletrônico, entretanto, com a era digital e a popularização das transmissões esportivas online, essa relação se intensificou de forma significativa. Com isso, um jogo decisivo ou uma final de campeonato podem impactar consideravelmente as vendas no comércio eletrônico.

Como o esporte impulsiona o comércio eletrônico

Mas qual é o segredo por trás desse fenômeno e como as marcas e os varejistas podem tirar proveito dessa conexão de forma mais eficiente? Entendamos isso de maneira simples e objetiva ao apresentar alguns exemplos e táticas que influenciam o mercado.

Os esportes têm sido historicamente uma fonte intensificadora de sentimentos positivos, como a conexão emocional com a equipe ou um atleta favorito; é essa ligação emocional que incentiva a tendência ao consumo, afinal, com base no neuromarketing, podemos afirmar que ligações emocionais são mais propensas a resultar em compras espontâneas. Momentos ao vivo durante eventos esportivos são momentos em que os fãs estão mais abertos a influências publicitárias instantâneas, dando maior atenção a promoções especiais ou produtos licenciados.

Um exemplo icônico é o final do Super Bowl – os anúncios exibidos durante o intervalo impulsionam as vendas de camisetas, bonés e produtos esportivos, assim como de eletrônicos. As transmissões desse evento impulsionam significativamente as vendas para empresas como Amazon e Walmart, que estão atentas às oportunidades estratégicas oferecidas pelo calendário esportivo.

Durante a Copa do Mundo de 2022, ocorreu um fato interessante. O Alibaba registrou um crescimento de 50% nas vendas de itens relacionados ao evento em sua plataforma Tmall. Isso se deve ao fato de que a China é um dos principais mercados consumidores de futebol globalmente, mesmo sem ter uma seleção competitiva no torneio. Nesse caso, o marketing local conseguiu aproveitar essa oportunidade com grande eficiência.

Com o aumento das transmissões esportivas online juntamente com o uso de dispositivos móveis em frente a TV (conhecido como segunda tela), o comércio eletrônico descobriu uma nova oportunidade para transformar telespectadores em compradores potenciais. Plataformas como Twitch, YouTube e Amazon têm criado experiências mais envolventes ao permitir que os espectadores comprem produtos instantaneamente ao ver um atleta utilizando-os durante as competições esportivas.

A Amazon comprou os direitos de transmissão da NFL para o “Thursday Night Football”, e desenvolveu uma parceria com sua própria loja online para que os espectadores possam adquirir camisas de times, equipamentos e outros produtos diretamente na plataforma, sem ter que sair dela. Esses tipos de integrações representam a direção futura do consumo esportivo digital.

Marketing de oportunidade e personalização

A inteligência artificial, juntamente com a análise de dados, tem auxiliado as empresas na segmentação mais precisa de seus clientes. Quando um fã busca detalhes sobre um jogador em especial ou interage nas redes sociais sobre uma partida, algoritmos detectam essas pistas oferecendo produtos pertinentes. Essa forma personalizada de atuação resulta em índices de conversão significativamente mais elevados.

A Nike já tem uma história de sucesso com essa questão: utilizando o aplicativo SNKRS para enviar notificações push, ela anuncia lançamentos limitados de calçados inspirados em atletas durante eventos importantes, como as finais da NBA. Isso cria uma sensação de urgência exclusiva que aumenta consideravelmente as vendas.

O comércio ao vivo está se tornando cada vez mais popular em diversas regiões do mundo e ganha destaque principalmente na China através de plataformas como Taobao Live e Douyin (versão chinesa do TikTok), que utilizam influenciadores e atletas para promover produtos durante transmissões ao vivo. Essa tendência também tem sido adotada no ocidente por marcas reconhecidas, como Adidas e Under Armour, que organizam eventos ao vivo nos quais atletas apresentam os produtos em tempo real.

A NBA, por exemplo, fechou uma parceria com o TikTok para transmitir lives em que os jogadores compartilham sobre seus equipamentos favoritos enquanto links de compra são exibidos na tela; essa iniciativa transforma a experiência de assistir em uma espécie de shopping interativo.

Ao longo da história, os esportes sempre despertaram muita paixão e interesse em pessoas ao redor do mundo inteiro. E agora também vem se mostrando como uma força impulsionadora das vendas no comércio eletrônico. Portanto, se você quer entrar para o time de marcas que estão faturando com essa tática, é preciso:

– Alinhar estratégias de marketing com eventos esportivos: empresas que planejam suas ações com base no calendário esportivo costumam obter resultados significativos;
– Usar celebridades do mundo esportivo para impulsionar vendas instantaneamente: atletas e comentaristas têm influência para atrair a atenção dos consumidores;
– Utilizar dados para personalizar propostas: a tecnologia possibilita a criação de campanhas mais direcionadas, resultando em taxas de conversão elevadas.O horizonte das transmissões esportivas futuras não se limitará somente à observação dos eventos esportivos em si; envolverá também a possibilidade de realizar compras durante essas atividades. Aquele que conseguir unir de forma harmoniosa essas duas experiências estará um passo à frente dos demais.

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