O uso de ferramentas digitais e tecnologias se tornam grandes aliados nos processos de Trade Marketing Digital, resultando no aumento da eficiência e garantindo a conversão em vendas para as marcas no e-commerce. Essas soluções possibilitam diversas mensurações, indicadores, análises e gerenciamento, além de facilitar a otimização do tempo e auxiliar na tomada de decisão, fornecendo uma variedade de estatísticas e insights. Fazendo uma analogia, as tecnologias avançadas são as veias necessárias para o batimento cardíaco do Trade Marketing Digital, pois, combinadas com a inteligência de dados, geram impulsionamento e condução, resultando no aprimoramento da performance de vendas.
No Trade Marketing Digital, podem ser empregadas várias técnicas, mas um recurso de extrema relevância nesse contexto são os dados. Contudo, é fundamental compreender que, mais do que simplesmente possuí-los, é imprescindível saber como utilizá-los de maneira eficaz. E quando falamos em aplicação de estratégias para impulsionar as vendas no ambiente online, é fundamental que as marcas tomem decisões baseadas em dados. Nesse sentido, o uso da tecnologia desempenha um papel crucial ao fornecer insights e fatos concretos. E para ilustrar esse conceito, no decorrer deste artigo, vou apresentar três exemplos da tecnologia em prática.
1. Encurtando a jornada de compra e usando os dados a seu favor
No ambiente digital, existem diversas ferramentas que visam aproximar compradores e produtos, garantindo assim o objetivo de encurtar a jornada de compra. Em meu último artigo, apresentei uma dica relacionada a lançamentos, e considero relevante seguir o mesmo exemplo. Quando se trata do lançamento de um produto, é válido realizar sua divulgação por meio de uma landing page. Isso proporciona ao shopper a oportunidade de, em um único lugar, encontrar informações sobre onde o produto está disponível e qual é o preço. Assim, o comprador só precisa escolher onde deseja efetuar a compra, evitando a necessidade de realizar pesquisas e comparações em diversos marketplaces, resultando em uma jornada mais simplificada e direcionada.
Ao encurtar a jornada de compra, é possível capturar diversos insights. Por exemplo, identificar quais redes têm maior adesão, quais apresentam melhores taxas de conversão e quais são os dias em que há maior demanda pelo produto. Essas informações auxiliam no direcionamento de investimentos em leads para diversas plataformas digitais, como mídias sociais, anúncios online, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outras. Dessa forma, é possível atingir os consumidores de maneira mais direcionada e eficiente.
2. Acompanhamento diário da gestão de vendas
Agora, imagine o uso da tecnologia para a visão de sell-out. E mais, realizar análises com base nos dados das vendas. Visualize comigo: acompanhando diariamente as SKUs vendidas, a quantidade, o ticket médio e as emissões de pedidos em todos os marketplaces. E ainda a identificação dos produtos considerados de alto giro, médio giro e baixo giro.
Se um produto passa de alto giro para médio giro em um determinado período, surge a pergunta: o que levou a essa mudança de status? Por exemplo, um produto é considerado de alto giro quando registra vendas diárias ao longo dos sete dias da semana. Porém, ao ser classificado como produto de médio giro, passa a ter vendas em apenas quatro dias. O que pode ter causado essa mudança?
Existem várias possibilidades a serem consideradas. O produto pode ter ficado desabastecido, resultando em uma queda nas vendas ou até mesmo em vendas nulas. Outro exemplo: o principal concorrente pode ter reduzido o preço, lançado um kit promocional ou realizado alguma ação específica nesse período, e o consumidor acabou adquirindo o produto do concorrente naquele dia, influenciando os resultados.
Um caso real: utilizando a tecnologia para o acompanhamento, durante o levantamento em um período de 30 dias, constatou-se uma perda de vendas de mais de R$ 30 mil. Ao realizar uma análise dos últimos 90 dias, verificou-se um faturamento de R$ 3 milhões, porém, a tecnologia permitiu identificar uma perda de R$ 400 mil que poderia ter sido evitada. Essa perda pode ter ocorrido por diversos motivos, e uma inteligência artificial que ajuda a constatar o motivo – se foi devido a rupturas de estoque, variação ou aumento nos preços – é fundamental. Ter acesso a esses dados pode ser essencial para garantir uma mudança de estratégia. Essa análise ajuda a compreender as vendas perdidas e permite correr a tempo para buscar a recuperação. E essa recuperação vai fazer uma grande diferença!
3. Controle e assertividade na hora de fazer uma ação promocional
Como já mencionei, o acompanhamento diário das vendas é crucial para analisar o desempenho de um produto em diferentes varejistas. Além disso, a tecnologia desempenha um papel fundamental na análise das cestas de vendas. Por meio da inteligência de dados, é possível realizar ações personalizadas com base nas preferências dos clientes. Ao analisar o comportamento do consumidor (compras anteriores, períodos de compra, escolhas e ticket médio), é possível agregar à cesta de compras os produtos A, B e C, por exemplo. Caso queira lançar um combo de sucesso no mercado, é possível seguir as recomendações da tecnologia para obter melhores resultados.
Vale lembrar: é fundamental ressaltar a importância de uma gestão eficiente de vendas e estoque, que englobe a visibilidade e a previsibilidade da demanda ao realizar ações promocionais. É preciso conhecer a quantidade de produtos vendidos durante esse período a fim de evitar rupturas de estoque posteriormente, assim como monitorar as vendas diárias e manter um estoque saudável. Caso haja um excesso de produtos, existe o risco de vencimento, o que pode levar a ações que impactem negativamente as vendas.
E fazer sempre o questionamento: até que ponto é válido reduzir o preço? Ou realizar ações promocionais? É importante considerar o impacto dessas estratégias no volume de vendas.