O futuro do e-commerce ganhou um novo protagonista muito mais difícil de replicar: a “Tiktokização” do Varejo.
Imagine transformar a linguagem do e-commerce em algo vivo, autoral e muito mais natural em que a veracidade é o fundamento jogando fora a linguagem roteirizada da apresentação do produto e acabando com a formalidade dos cadastros tradicionais que sustentaram a linguagem mestra do ecommerce até aqui?
A NRF deste ano se viu obrigada a se render a uma tendência global que vem revolucionando a fórceps a linguagem do mercado: A TITOKIZAÇÃO do varejo.
Esqueça o Livecommerce como o conhecemos ou a linguagem de vídeo que até hoje serviu para mostrar o produto de forma ampliada. Estamos falando de uma evolução, onde entreter, engajar e tangibilizar são as palavras de ordem.
O vídeo não é mais apenas um componente; é a espinha dorsal dessa nova era. A capacidade de cativar a audiência através de conteúdos dinâmicos e interativos se torna indispensável para marcas que desejam se destacar no mercado.
Mas, o que isso significa na prática?
. Significa que o storytelling através de vídeos ao vivo não é apenas sobre vender um produto, mas sim criar uma experiência memorável e que se não for natural e fluída não cola.
. É sobre se conectar verdadeiramente com os anseios mais peculiares do seu público e apresentar as soluções que o produto ou serviço podem resolver da forma mais envolvente e sincera possível.
. Este é o momento para as marcas repensarem suas verdades sobre linguagem, acabamento, qualidade e especialmente a sua dinâmica de produção de conteúdo que sustentam sua argumentação de mercado para transcender a rigidez da forma para algo fluído e profundamente verdadeiro e casual.
A integração de conteúdo em vídeo, especialmente o live, oferece uma oportunidade única de construir conexões autênticas, impactantes e muito mais genuínas com os consumidores.
E aí, acha que consegue dar conta de simplificar ao ponto de redefinir o que é a essência da verdade da linguagem da sua marca?
Será que tem algum de nós verdadeiramente pronto para essa revolução? Vamos juntos explorar esse novo horizonte!
*No Brasil, já são quase 5 milhões de usuários do Tiktok, segundo a Statista. Destes, 25% dos usuários buscam ou compram um produto imediatamente depois de vê-lo no TikTok. O Brasil é o segundo país que mais usa TikTok no mundo, depois da China (as mulheres são maioria com 59% da rede).