Abandono de carrinho no e-commerce é a situação na qual um consumidor seleciona um ou vários produtos na sacola de compras virtual, mas por algum motivo desiste de finalizar a compra.
De acordo com dados provenientes de pesquisas feitas pela empresa britânica de Marketing Comportamental SaleCycle em 2018, a taxa média global de abandono de carrinho gira em torno de 79%.
Os relatórios da SaleCycle também apontam que o setor de “Moda” é quem tem o menor percentual de abandono (74,13%), enquanto o ramo de “Companhias aéreas” tem o maior (87,87%).
Seja como for, uma taxa média de 79% significa que a cada 100 pessoas que passam por um processo de checkout, 79 abandonam sem finalizar a compra. Este é certamente um número que você lojista pode reduzir com o objetivo de gerar mais lucro para o seu negócio.
Mas como fazer isso? O primeiro passo é descobrir o que causa o abandono de carrinho no seu e-commerce. Logo depois é possível planejar metas de curto, médio e longo prazo para assim reduzir o índice. Continue lendo e descubra como!
O que causa o abandono de carrinho no e-commerce?
Não é apenas um fator que causa o abandono de carrinho em lojas virtuais como a sua, mas vários. Segundo estudo do Instituto Baymard realizado com 4.560 respondentes em 2020, as principais causas dessa prática dos consumidores são as seguintes:
- Custos extras altos (frete, impostos, taxas): 50%
- Exigência da loja para o consumidor criar uma conta: 28%
- Processo de checkout muito longo e complicado: 21%
- Impossibilidade de calcular o custo total do pedido antecipadamente: 18%
- Entrega muito lenta: 18%
- Falta de segurança no site para inserir dados de cartão de crédito: 17%
- Erros no site e travamentos: 13%
- Política de devolução não satisfatória: 10%
- Métodos de pagamento insuficientes: 6%
- Recusa do cartão de crédito: 4%
Estes dados do Instituto Baymard elucidam múltiplas coisas, mas nós sabemos que pode haver muitas outras causas para o abandono de carrinho. Por exemplo, os consumidores podem aderir à prática devido ao preço alto demais, à falta de atendimento e à falta de responsividade do site, entre outras coisas. Cada loja virtual tem suas próprias causas.
Como descobrir o que gera abandono de carrinho na sua loja?
Uma das formas de descobrir dados sobre o abandono de carrinho na sua loja virtual em particular é fazer uso das ferramentas do Marketing de Performance, uma ciência cujo objetivo é medir e otimizar para assim melhorar a conversão de vendas.
O kit de ferramentas de Marketing de Performance conta com softwares de análise de comportamentos como o Google Analytics, o Microsoft Clarity e o Hotjar. Além disso, inclui sistemas administrativos como o ERP, o CRM e o OMS, entre outros. E contém também as plataformas de mídia de performance como o Facebook Ads e o Google Ads, por exemplo.
Essas ferramentas geram dados como os de acessos, cliques, impressões, rolagens de páginas, engajamentos, conversões, etc. Elas permitem gravar sessões de usabilidade, realizar pesquisas de feedback, delinear mapas de calor e muito mais.
Desse modo, ao rastrear tudo o que ocorre no ambiente das páginas de vendas da sua loja virtual, você pode descobrir as causas do abandono de carrinho de uma forma muito profunda e personalizada. Isso é muito melhor do que usar dados gerais.
10 formas de reduzir o abandono de carrinho na sua loja virtual
Uma vez, enfim, que você tenha conhecimento do que está causando o abandono de carrinho no seu site de e-commerce é importante criar metas que lhe permitam reduzir os percentuais para o mínimo possível.
Use, então, as chamadas Key Performance Indicators (KPIs), que são metas que devem ser batidas ao longo de um período, o qual pode ser um dia, uma semana, um mês, um trimestre, um semestre ou um ano, por exemplo.
Com efeito, descreva uma KPI em uma frase como “Reduzir a taxa de abandono de carrinho de 79% para 75% no próximo mês”. Logo abaixo dessa descrição, liste as tarefas que irá realizar nos próximos 30 dias para concluir tal objetivo.
Para criar sua lista de tarefas, lembre-se do que você descobriu sobre o abando de carrinho na sua loja virtual enquanto esteve usando as ferramentas de Marketing de Performance. Liste, assim, tarefas personalizadas para alcançar melhores resultados.
Mas se, porventura, você quiser trabalhar com dados gerais de pesquisas como a do já citado Instituto Baymard, então poderá criar tarefas igualmente gerais e comuns como:
- Otimizar o checkout: use sistemas que permitam comprar com um clique;
- Otimizar o frete: use um gateway de frete moderno;
- Criar uma loja virtual responsiva: permita boa experiência em todas as telas;
- Otimizar a usabilidade: elimine falhas em botões e links, bem como travamentos;
- Melhorar a credibilidade: forneça endereços, selos de segurança, políticas claras;
- Disponibilizar assistência: inclua um chat e permita que as pessoas tirem dúvidas;
- Usar o e-mail: lembre o consumidor que ele esqueceu um carrinho de compras cheio;
- Usar o telefone: ligue, descubra o motivo do abandono e faça uma oferta especial;
- Aumentar as formas de pagamento: use um gateway de pagamento moderno;
- Otimize os preços: use sistemas de precificação dinâmica e vença a concorrência.
Concluindo, eu tenho certeza de que se fizer a lição de casa você conseguirá reduzir bastante a taxa de abandono de carrinho na sua loja virtual. Como eu sempre digo, o básico bem feito já é suficiente para gerar resultados extraordinários.