Como consumidores, “quanto custa?” talvez seja a primeira pergunta que nós nos fazemos quando surge o interesse de adquirir algo. E, apesar de parecer simples, quem está do outro lado do balcão, vendendo um produto, sabe o quão desafiador pode ser encontrar a resposta certa. É por isso que, ao longo dos anos, surgiu a precificação, uma área cujo principal objetivo é otimizar preços visando aumentar vendas e rentabilidade.

Por que monitorar o histórico de preços é essencial
Depois de escolher os produtos com os quais vai trabalhar, é fundamental que o empreendedor estabeleça qual o preço de cada item. Para isso, nada como uma boa pesquisa de mercado! Hoje, graças às informações que podemos encontrar na internet, é possível descobrir muitas coisas interessantes a partir do EAN, o código que especifica aquilo que estamos comercializando. Nesse sentido, um primeiro passo pode ser a tabulação dos preços praticados pelos principais concorrentes, já levando em conta os diferentes pontos de venda – e-commerce ou lojas virtuais em marketplaces. Por exemplo, pesquise pelo EAN no Google e nos principais concorrentes para obter o preço dos produtos e quais sites também o vendem.
E aqui vai uma dica de ouro: quando se fala em precificação, precisamos conhecer não apenas a fotografia, mas o filme! Quando iniciar as suas pesquisas sobre a concorrência, organize-se para monitorar os preços ao longo de um período. Dessa forma, você poderá identificar se houve variações relevantes nos preços e o que levou a isso, como promoções e campanhas atreladas a datas comemorativas. Uma planilha simples é o suficiente para essa tarefa! De um lado, indique quais concorrentes está monitorando. Na sequência, anote os preços encontrados a cada dia do período selecionado. Ao término de uma semana – ou um período maior -. você terá informações capazes de render insights interessantes!
Hoje, inclusive, há várias ferramentas digitais que nos ajudam a acompanhar o histórico de preços de um produto de maneira automatizada, criando um ótimo termômetro para as nossas tomadas de decisão sem que a gente precise investir tanto tempo nessa tarefa. Aliás, os consumidores já sabem disso e também acompanham o mercado para encontrar o melhor momento de ir às compras ou evitar pegadinhas em épocas como a da Black Friday.
De olho nas flutuações de preço, pergunte-se: “será que concorrentes querem queimar estoque?”, “qual é o perfil dos meus concorrentes em relação ao posicionamento dos preços e onde eu quero que a minha empresa esteja?”, “quais são as características das empresas que tenho observado que podem ser benéficas para o meu negócio?”, “as pessoas que eu quero ter como clientes estão prontas para pagar o que eu julgo ser o preço ideal para os meus produtos?”.
É essencial entender que uma boa precificação vai muito além de baixar os preços. Digo mais: um bom preço não leva em conta apenas o quanto nós queremos receber pelo produto. Devemos considerar todos os gastos diretos e indiretos que teremos na jornada de uma venda bem-sucedida. Aqui, é preciso um detalhamento preciso, mas, de bate-pronto, podemos pensar em recursos destinados às áreas de marketing, publicidade, comunicação com o consumidor e com os parceiros de negócio, logística, reposição de produtos e manutenção do estoque.
Inteligência artificial e seu impacto na precificação
Aproveite e use os relatórios ou extratos já compartilhados pelas plataformas que usa para tirar insights para seu negócio. Pensando na sua dinâmica de trabalho com as plataformas, será que para uma data relevante para o seu mercado não seria possível combinar um valor de frete mais barato ou, então, um desconto para subir e promover seus anúncios? Ao demonstrar a sua capacidade de entregar o que está prometendo – algo que vai afetar diretamente a sua reputação -, as plataformas podem se tornar parceiras na construção de uma estratégia de precificação capaz de diferenciar o seu negócio.
Já de olho no longo prazo, sugiro que você reserve tempo para estudar e aplicar os variados recursos que têm sido apresentados pela inteligência artificial. Atualmente, ferramentas como o ChatGPT podem nos ajudar a economizar tempo em várias atividades. Sabe aquela planilha para acompanhar a evolução dos preços da concorrência? Você pode contar com a IA para isso! O que antes estava disponível apenas para as grandes empresas, capazes de investir muito em tecnologia, tem se tornado mais acessível e a tendência é de que isso seja acelerado cada vez mais. Há uma série de dicas e vídeos sobre como usar a IA na hora de impulsionar suas vendas, e isso tem tudo a ver com aprendizados sobre uma boa precificação.
Aproveite os dias finais de 2024 para fazer um bom planejamento de preços. Imagine diferentes cenários para os próximos meses e determine como a sua estrutura de preços irá se comportar. Enquanto as pessoas realizam suas compras de Natal, nós precisamos saber quanto iremos cobrar pelos nossos produtos em momentos-chave do próximo ciclo, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e até Black Friday.
Mapear as datas mais importantes para o tipo de produto que comercializa é sempre um ótimo primeiro passo. A partir disso, busque conhecer o histórico de ações promovidas pelas plataformas de marketplace com as quais se relaciona. Em qualquer dimensão do nosso negócio, ter um cronograma detalhado sobre o que está por vir é essencial para transformarmos o nosso presente, e isso tem tudo a ver com precificação. Quanto mais você se antecipar e investir tempo nas pautas de precificação, mais seus clientes tendem a enxergar valor nos seus produtos. Pense nisso!
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