A tentativa de economizar e ter custos mais enxutos faz parte de qualquer negócio, e é exatamente essa a proposta da logística lean. Esse conceito começou com a Toyota na década de 1970, que buscava alternativas para reduzir desperdícios de recursos, processos desnecessários e ainda assim conseguir manter a qualidade de seus produtos.
Com o tempo, diversas empresas passaram a adotar a ideia e aplicá-la em seus setores. Adotando a logística enxuta, as marcas conseguem agregar mais valor e otimizar as etapas de cada processo, o que entrega uma experiência melhor para o cliente.
Acompanhe o conteúdo para entender mais sobre a logística lean e sua aplicabilidade no seu negócio!
Quais os benefícios da logística lean?
Operar de maneira mais eficiente é um desafio constante e exige estratégias que façam sentido dentro do contexto da empresa. Assim, a gestão trabalha com inteligência e, junto com o trabalho de logística lean, colhe os benefícios de adotar operações sistemáticas mais eficientes.
Veja algumas das vantagens de apostar na logística mais enxuta no seu negócio:
Aproveitar mais o espaço de estoque
As mercadorias paradas significam dinheiro parado, não é? Por isso, deixar que os produtos se acumulem no estoque gera prejuízo e ocupa um espaço considerável, que poderia ser melhor aproveitado.
Para que isso não ocorra, o ideal é combinar com os fornecedores remessas em menor quantidade e em períodos mais curtos, ou até mesmo a produção por demanda (Just in Time) pode ser uma saída.
Aumentar a produtividade
A logística lean investe em meios para que os processos sejam mais ágeis sem que os custos cresçam. Desse modo, são encontrados gargalos que podem afetar a produtividade e são realizadas mudanças para uma maior eficiência em todas áreas, do processamento de pedidos à entrega para os clientes.
Reduzir os custos dos processos
Esse é um dos princípios que deu origem à metodologia lean. O corte de processos que são repetitivos e desnecessários são eliminados sem interferir na qualidade do serviço, o que ajuda na economia de recursos e reduz desperdícios. Uma boa pedida é a automatização, que configura um grande auxílio para ter maior controle e segurança sobre todas as etapas.
Como aplicar a técnica ao seu negócio?
A logística lean se sustenta em três pilares: estoque enxuto, otimização de processos e sincronia. Portanto, para aplicá-lo é preciso que a estratégia se sustente nessa base, com uma sinergia entre em todo o processo. Veja como:
Estoque enxuto
Reduza a quantidade de mercadoria em estoque, já que produtos estocados significam capital de giro parado. Identificar a sazonalidade e outros fatores são boas maneiras para ter um estoque mais enxuto sem afetar a demanda.
Otimização de processos
A perda de tempo representa também uma perda de dinheiro, já que poderia ser utilizado para gerar lucro. Por isso, adotar metodologias de trabalho mais eficientes, investir na capacitação de pessoal e outras ações são determinantes para construir esse pilar.
Sincronia de processos
Assim como o item anterior, estar com todos os processos alinhados e ter uma boa comunicação entre os setores fará toda diferença no resultado. Operações integradas diminuem as falhas e reduz o retrabalho.
A adoção da logística lean em ambientes como e-commerces e transportadoras pode ajudar muito a melhorar a experiência do cliente, além de ter benefícios interessantes. Gestores que implementam o método conseguem adotar soluções mais diretas e rápidas, melhorando a performance em todas as fases.
Leia também: Afinal, o que é logística 4.0 e como pode ser aplicada no e-commerce?
Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br